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Title: Gestão social na universidade: diálogo entre saberes e vivências dos discentes nas atividades de extensão do grupo PET Gestão Social da UFF em Volta Redonda
Authors: Oliveira, Fabrícia Aparecida de
metadata.dc.contributor.advisor: Riscado, Priscila Erminia
metadata.dc.contributor.members: Abegão, Luís Henrique
D'Avila Filho, Paulo
Issue Date: 2018
Citation: OLIVEIRA, Fabrícia Aparecida de. Gestão social na universidade: diálogo entre saberes e vivências dos discentes nas atividades de extensão do grupo PET Gestão Social da UFF em Volta Redonda. 2018. 85 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) – Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2018.
Abstract: A proposta central do presente trabalho é identificar evidências da aplicabilidade da gestão social no planejamento e execução das ações de extensão do Grupo PET Gestão Social da Universidade Federal Fluminense em Volta Redonda, apontando as principais dificuldades e as contribuições. Optou-se pela abordagem de pesquisa descritivo-qualitativa, para a qual foram realizadas entrevistas com nove alunos do Grupo PET Gestão Social. Os resultados permitiram concluir que as vivências das ações de extensão possibilitaram aos petianos absorverem o conceito de gestão social, incorporando os temas dominantes acerca do aporte teórico que coaduna com a concepção de gestão social defendida por Tenório (2006, 2008a, 2008b, 2010, 2011), orientado pela racionalidade comunicativa de Habermas (1987a, 1987b, 1989). Sendo assim, o estudo contribui para a compreensão das possibilidades no desenvolvimento das atividades de extensão sob a perspectiva da gestão social, isto é, segundo um processo participativo, dialógico, em que a tomada de decisão é exercida de forma coletiva, a partir do consenso, respeitando o pluralismo e fortalecendo a iniciativa e o protagonismo dos sujeitos rumo a emancipação e ao bem-estar social.
metadata.dc.description.abstractother: The PET Social Management Group of the Federal Fluminense University in Volta Redonda are developed, pointing out the main difficulties and the contributions and evidencing the applicability of social management. We chose a descriptive-qualitative research approach, for which interviews were conducted with nine students of the PET Social Management Group. The results allowed to conclude that the experiences of the extension actions allowed the petianos to absorb the concept of social management, incorporating the dominant themes about the theoretical contribution that fits with the conception of social management defended by Tenório (2006, 2008a, 2008b, 2010, 2011 ), guided by the communicative rationality of Habermas (1987a, 1987b, 1989). Thus, the study contributes to the understanding of the limitations and possibilities in the development of the mentioned extension activities and the social management from the perspective of a participatory, dialogical process, in which the decision making is exercised collectively, from the consensus, respecting pluralism and strengthening the initiative and protagonism of the subjects toward emancipation and social well-being.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15250
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