• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • IL - Instituto de Letras
  • POSLING - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem - Niterói
  • POSLING - Mestrado - Niterói
  • POSLING - Dissertações - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • IL - Instituto de Letras
  • POSLING - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem - Niterói
  • POSLING - Mestrado - Niterói
  • POSLING - Dissertações - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
Dissertação - Thayane de Olive... (850.8Kb)

Collections
  • POSLING - Dissertações - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
ENCAPSULAMENTO ANAFÓRICO E SUA FUNCIONALIDADE EM TEXTOS DE POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA
Vieira, Thayane de Oliveira | Posted on: 2020
Abstract
Este estudo objetiva apresentar e analisar a ocorrência de encapsulamentos anafóricos em textos de popularização da ciência da revista Superinteressante e observar como estes contribuem para tornar a leitura mais acessível para o público leitor. Como critérios de análise, buscou-se observar os graus de (re)categorização e correferencialidade do objeto de estudo, além de discutir sobre os empregos de pronomes demonstrativos e artigos definidos e, também, as posições no texto dos encapsuladores. Do ponto de vista sociocognitivo, os textos de popularização são importante elo entre o leitor e a ciência, visto que auxiliarão para o despertar do interesse deste acerca do tema, provocando, também, o aumento de conhecimento armazenado na memória, além de poderem contribuir para o crescimento do número de indivíduos interessados em se formarem profissionais nos diversos campos científicos. Para a análise, é fundamental o estudo de conceitos como referenciação, categorização, correferecialidade, inferenciação, texto, gênero textual, coesão, coerência, informatividade, situacionalidade, intencionalidade, aceitabilidade, intertextualidade, anáfora, encapsulamento anafórico e outros. O corpus é formado por oito textos de popularização da ciência, e os parâmetros de análise foram baseados em autores reconhecidos no campo da Linguística Textual, como Koch (2012; 2013), Marcuschi (2008; 2010), Apothéloz (2003), Cavalcante (2014), Conte (2003), Antunes (2010), Werneck (2015), entre outros
[Texto sem Formatação]
Document type
Dissertação
Subject(s)
Linguística Textual
Popularização da ciência
Encapsulamentos anafóricos
Correferencialidade
(Re)categorização
Análise do discurso
Linguística
Intertextualidade
Anáfora (Linguística)
Textual Linguistics
Popularization of science
Anaphoric encapsulations
Corelation
(Re)categorization
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15318
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram