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Title: Encapsulamento anafórico e sua funcionalidade em textos de popularização da ciência
Authors: Vieira, Thayane de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor: Coelho, Fábio André Cardoso
metadata.dc.contributor.members: Feres, Beatriz dos Santos
Fernandez, Patrícia Ribeiro Corado
Issue Date: 2020
Abstract: Este estudo objetiva apresentar e analisar a ocorrência de encapsulamentos anafóricos em textos de popularização da ciência da revista Superinteressante e observar como estes contribuem para tornar a leitura mais acessível para o público leitor. Como critérios de análise, buscou-se observar os graus de (re)categorização e correferencialidade do objeto de estudo, além de discutir sobre os empregos de pronomes demonstrativos e artigos definidos e, também, as posições no texto dos encapsuladores. Do ponto de vista sociocognitivo, os textos de popularização são importante elo entre o leitor e a ciência, visto que auxiliarão para o despertar do interesse deste acerca do tema, provocando, também, o aumento de conhecimento armazenado na memória, além de poderem contribuir para o crescimento do número de indivíduos interessados em se formarem profissionais nos diversos campos científicos. Para a análise, é fundamental o estudo de conceitos como referenciação, categorização, correferecialidade, inferenciação, texto, gênero textual, coesão, coerência, informatividade, situacionalidade, intencionalidade, aceitabilidade, intertextualidade, anáfora, encapsulamento anafórico e outros. O corpus é formado por oito textos de popularização da ciência, e os parâmetros de análise foram baseados em autores reconhecidos no campo da Linguística Textual, como Koch (2012; 2013), Marcuschi (2008; 2010), Apothéloz (2003), Cavalcante (2014), Conte (2003), Antunes (2010), Werneck (2015), entre outros
metadata.dc.description.abstractother: This study aims to present and analyze the occurrence of anaphoric encapsulations in texts popularizing science in the magazine Superinteressante and observe how they contribute to make reading more accessible to the reading public. As criteria for analysis, we sought to observe the degrees of (re)categorization and correlation of the object of analysis, in addition to discussing the uses of demonstrative pronouns and defined articles and also the positions in the text of the encapsulation occurrences. From a sociocognitive point of view, popularization texts are an important link between the reader and science, since they will help to awaken their interest in the topic, also provoking the increase of knowledge stored in memory, besides being able to contribute for the growth in the number of individuals interested in graduating professionals in the various scientific fields. For the analysis, it is essential to study concepts such as referentiation, categorization, correlation, inferencing, text, textual genre, cohesion, coherence, informativeness, situationality, intentionality, acceptability, intertextuality, anaphor, anaphoric encapsulation and others. The corpus consists of eight texts popularizing science, and the parameters of analysis were based on authors recognized in the field of Textual Linguistics, such as Koch (2012; 2013), Marcuschi (2008; 2010), Apothéloz (2003), Cavalcante (2014), Conte (2003), Antunes (2010), Werneck (2015), among others
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15318
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