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Title: A Língua Francesa no contexto das missões militares brasileiras no exterior
Authors: Silva, Marcela Pinto Reis Rodrigues da
metadata.dc.contributor.advisor: Pereira, Telma Cristina de Almeida Silva
metadata.dc.contributor.members: Magalhães, Pedro Armando de Almeida
Kaltner, Leonardo Ferreira
Issue Date: 2020
Abstract: O presente estudo, desenvolvido na Linha de Pesquisa História, Política e Contato Linguístico do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, tem por objetivo geral analisar a importância do ensino da língua francesa para o Exército Brasileiro, principalmente no âmbito da preparação de militares designados às missões em países francófonos. O referencial teórico adotado baseia-se nos conceitos de política linguística (CALVET, 2007; LAGARES, 2015; SPOLSKY, 2016), de francofonia através do aporte teórico de (GUISAN, 2007; CHAUDENSON, 2008; LECLERC, 2018), complementado com os estudos sobre francês para objetivos específicos (MANGIANTE, 2011; PARPETTE, 2016). A metodologia adotada nesta pesquisa foi de cunho documental e de base qualitativa, norteando os seguintes objetivos específicos: (i) traçar um panorama histórico da cooperação político-linguística entre o Exército Brasileiro e o Exército Francês; (ii) analisar as portarias que criaram e orientam o ensino de idiomas e o processo de certificação linguística no Centro de Idiomas do Exército Brasileiro (CIdEx); (iii) analisar a preparação e a formação linguística dos militares designados para missões de paz em países estrangeiros. A análise dos documentos nos permitiu identificar que a língua francesa ocupa uma posição de destaque nas ações diplomáticas e estratégicas das forças militares brasileiras. Ademais, a França enquanto parceira histórica nas relações comerciais com as forças armadas, e em consonância com a sua política linguística de promoção da língua francesa, tem investido em marcar sua posição junto ao CIdEx
metadata.dc.description.abstractother: The present study, which has been developed within the line of research of History, Politics and Language Contact, as part of the Graduate Program in Language Studies of UFF (Universidade Federal Fluminense – Fluminense Federal University) aims to analyze the importance of French language teaching to the Brazilian Army, in particular the preparation of military personnel deployed in francophone countries. The theoretical framework adopted is based on the concepts of linguistic politics (CALVET, 2007; LAGARES, 2015; SPOLSKY, 2016), the francophone studies made with the theoretical support of (GUISAN, 2007; CHAUDENSON, 2008; LECLERC, 2018) with the addition of research in French for specific purposes (MANGIANTE, 2011; PARPETTE, 2016). The methodology adopted in this research has come from documental data and it is based on a qualitative approach, pursuing the following specific goals: (i) to draw a historical outlook of the cooperation between the Brazilian and French Army; (ii) to analyze the ordinances that created and still guide language teaching and the process of linguistic proficiency certification at the Brazilian Army Language Center (CldEx); (iii) to analyze the linguistic preparation and formation of the military deployed in international peacekeeping operations . The analysis of the documents allowed us to identify that the French language occupies a prominent position in the diplomatic and strategic actions of the Brazilian military forces. Furthermore, France has held a position as a historical trading partner with the armed forces, and in accordance to its linguistic policy of disseminating the French language, the country has been making sure to demonstrate its alignment to the CldEx
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15323
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