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Title: Quando penso no futuro, não esqueço o meu passado: tradição nas Velhas Guardas da Portela e da Mangueira
Authors: Braga, Tatiane de Andrade
metadata.dc.contributor.advisor: Matos, Claudia Neiva de
metadata.dc.contributor.members: Pedrosa, Célia de Moraes Rego
Trotta, Felipe da Costa
Barata, Denise
Silveira Júnior, Walter Garcia da
Issue Date: 2020
Abstract: Esta tese investiga algumas noções de tradição que permeiam a poética das Velhas Guardas da Mangueira e Portela. Em geral, ao sambachamado “tradicional” se atrelam noções como raiz, pureza e autenticidade, muito difundidas nas escolas de samba. Essa visão, por vezes, se confronta com outras, mais receptivas à inovação. A demanda por uma imagem identitária singular entre as escolas de samba é reforçada pelo quadro de disputa do carnaval. Sambistas pioneiros e veteranos servem de inspiração e modelo para os mais jovens. A sociabilidade entre sambistas favorece a construção de uma expressão poético-musical gestada e amadurecida dentro dos grupos,resultando numa poética comunitária eficaz, que os engrandece. A relação entre sujeito e lugar também é fundamental para compreender as noções de tradição no samba, pois o sambista formado nos redutos devolve à sua escola os louros de sua experiência. As Velhas Guardas são formadas pelos sambistas mais reconhecidos desses redutos, ou a eles prestam tributo, sendo consideradas guardiãs da tradição do samba
metadata.dc.description.abstractother: This thesis dissertation investigates certain notions of tradition which pervade the poetics of the Velhas Guardas from Mangueira and Portela. Notions such as root, pureness and authenticity, widespread among samba schools, are usually associated with the so called “traditional samba”. This conservative idea of tradition tends to be opposed to innovation.The demand for a unique identity portrayal among samba schools is reinforced by the carnival championship dispute in which pioneer and veteran sambistas are seen as models and inspiration to younger generations. The conviviality among sambistas favours the construction of a musical and poetic expression which is matured within the groups,generating an effective communitary poetics, which ennobles them.The connection between subject and place is also fundamental to understand the notions of tradition in samba. The sambistas forged at the samba schools bring the benefits of their acquired experience back to these places. The Velhas Guardas are formed by the most distinguished sambistas or pay tribute to them, being considered guardians of the samba tradition
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15330
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