Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15382
Title: Panem é aqui? análise de uma distopia que reflete a sociedade atual
Authors: Abruzzini, Anna Beatriz Maia da Rocha
metadata.dc.contributor.advisor: Rodrigues, José
metadata.dc.contributor.members: Miranda, Kênia
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Até que ponto um livro pode retratar a realidade? O que vive um autor para se inspirar ao nível de sua obra refletir todos seus temores presentes e futuros? O que é a distopia e que relação ela tem com o medo vivido pelos autores que ela escrevem? O objetivo deste trabalho monográfico é entrar na sociedade de Panem, país criado pela escritora estadunidense Suzanne Collins em seu livro intitulado Jogos Vorazes. Além de embarcar na compreensão do papel social da literatura distópica, os temores que envolvem seus autores, tanto os percursores quanto às obras publicadas no século XXI, tais como a opressão por parte de um governo, uma disparidade hegemônica, desastres ambientais, o papel da educação dentro daquela sociedade criada e o lugar da mídia e seu uso para o controle das massas. Fazer um comparativo com o Brasil atual, e os eixos que compõem o realismo da obra e que constituem uma sociedade, pontos como classe, democracia, o papel do Estado e a forma de agir de um governo ditatorial que usa das mídias e dos espetáculos para exercer seu poder de manipulação.
metadata.dc.description.abstractother: How far can a book portray reality? What does an author live to be inspired at the level of his work to reflect all his present and future fears? What is distopy and what relationship does it have to the fear experienced by the authors they write? The purpose of this monographic work is to enter the society of Panem, a country created by the American writer Suzanne Collins in his book entitled The Hunger Games. In addition to understanding the social role of dystopian literature, the fears surrounding its authors, both the forerunners and works published in the 21st century, such as government oppression, hegemonic disparity, environmental disasters, the role of education within that created society and the place of the media and its use for mass control. Make a comparison with the current Brazil, and the axes that make up the realism of the work and that constitute a society, points such as class, democracy, the role of the state and the way of acting of a dictatorial government that uses the media and spectacles to exercise its power of manipulation.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15382
Appears in Collections:SGP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANNA BEATRIZ MAIA DA ROCHA ABRUZZINI.pdf362.03 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons