ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: DIALOGANDO SOBRE AS INTERAÇÕES DOCENTES-DISCENTES DOS ANOS INICIAIS DE UMA ESCOLA FEDERAL
Letramento
Anos iniciais do ensino fundamental
Interações docentes-discentes
Educação
Alfabetização
Letramento
Escola pública
Literacy
Early years of elementary school
Teacher-student interactions
Melo, Beatriz Bezerra Figueiredo | Publicado en:
2019
Resumen
O tema desse estudo é o processo de letramento, ao longo da alfabetização, promovido nas interações entre docentes e discentes dos anos iniciais de uma escola pública. O objetivo deste trabalho monográfico é o de investigar, portanto, como ocorrem as práticas de letramento no processo de alfabetização de uma turma de 2.º ano do ensino fundamental em uma escola federal localizada em Niterói, Rio de Janeiro, o Colégio Universitário Geraldo Reirs (COLUNI), considerando as interações docentes-discentes nas práticas de ler, escrever, falar e escutar. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, como estudo de caso, mediante realização de observação participante, com utilização dos dispositivos enunciativos entrevista e caderno de campo. A fundamentação teórica se baseou em uma concepção sócio-histórica e ideológica de linguagem, como produção humana dialógica e interativa. A observação permitiu estruturar categorias de análise dos processos de alfabetizar letrando, na referida turma, e identificar a necessidade de criar diálogos interativos e específicos durante o evento. Os resultados deste estudo evidenciam que é urgente pensar as práticas de letramento ao longo do processo de alfabetização, que considerem o ensino das práticas sociais letradas, como ler e escrever, de modo processual e interativo
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoSujeta/Sujeto(s)
AlfabetizaçãoLetramento
Anos iniciais do ensino fundamental
Interações docentes-discentes
Educação
Alfabetização
Letramento
Escola pública
Literacy
Early years of elementary school
Teacher-student interactions
Término de licencia
CC-BY-SAEl ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: