PPECN - Mestrado - Niterói
Recent Submissions
-
Metodologias participativas e educação ambiental crítica: uma proposta para a disciplina de projetos integradores.
Vivemos hoje uma crise ambiental que nos traz urgência de se trabalhar as questões socioambientais na escola de modo a promover a formação de sujeitos críticos e participativos politicamente. A introdução de uma nova ... -
O Uso de HQS no Ensino de Física para a Superação de Obstáculos Epistemológicos.
Este trabalho ressalta o uso das HQs no Ensino de Física como uma ferramenta para superar obstáculos epistemológicos, destacando o papel mediador do professor. Baseado nos princípios de Gastón Bachelard, Jean Piaget e Lev ... -
Investigação de situações cotidianas no ensino de Física: uma proposta sobre o código de trânsito brasileiro e o estudo de temas de Mecânica
Apesar da Física estar presente em diversas situações cotidianas, o ensino de Física abordado nas escolas ainda é muitas vezes percebido como uma disciplina sem relação com a vida dos estudantes. Esta pesquisa buscou uma ... -
Articulação do Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (TPACK) de Ciências: um estudo com professores do ensino básico
A presente dissertação visa abordar a crescente necessidade de habilidades tecnológicas para enfrentar os desafios contemporâneos, como evidenciado durante a pandemia de COVID-19. O foco está na Formação Continuada (FC) ... -
Sequência didática com tema enchentes e saneamento básico em uma perspectiva Freireana para a EJA: desafios e potencialidades
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) precisa adaptar-se às necessidades individuais dos(as) estudantes, conectando o currículo às suas experiências e realidades. No Brasil, os currículos da EJA muitas vezes negligenciam ... -
Propostas de Aulas Teórico- Práticas para o Ensino de Química em uma Escola Agrícola a Partir de Temas Geradores.
Este estudo focalizou o ensino de química em uma escola agrícola, com o objetivo de integrar o conteúdo às vivências dos alunos. Inspirada na pedagogia de Paulo Freire, a pesquisa foi conduzida na Escola Agrícola Municipal, ... -
Abordagem CTS Visando Alfabetização Científica em Temas Sobre Mudanças Climáticas e as Consequências dos Recursos Tecnológicos.
Essa pesquisa apresenta uma proposta didática para o Ensino de Física envolvendo os temas aquecimento global e mudanças climáticas, tendo como base a questão: quais são as consequências geradas pelo uso da tecnologia na ... -
Uma proposta de letramento científico midiático como prevenção de fake news e do negacionismo científico
Diante da crescente onda de negacionismo científico propagada em nossa sociedade, principalmente com a ajuda das novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), se faz urgente que o ensino de ciências repense ... -
Metodologia ativa e os três momentos pedagógicos no ensino de Física com a utilização do software Algodoo
Diante da necessidade de inovação no ensino de Física, que busca ir na contramão de metodologias de ensino que priorizam a racionalidade técnica, com a pouca conexão entre forma e conteúdo, o presente trabalho possui o ... -
Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: desenvolvimento do letramento científico com ênfase na Astronomia
Alunos do 6o ano são observadores, curiosos e, no geral, se interessam por questões relacionadas ao mundo e à Astronomia. Por isso, nessa fase é importante que haja uma abordagem a respeito da história do conhecimento ... -
Sequência didática com atividades por experimentação investigativa: uma proposta para promover a argumentação nas aulas de Química
Pesquisas em ensino de Química indicam que a argumentação é fundamental na educação científica uma vez que desenvolvem habilidades necessárias a formação cidadã crítica. A literatura aponta que atividades por experimentação ... -
Aulas- passeio aliadas a aspectos sociocientíficos como recurso pedagógico no ensino de Química
Este trabalho apresenta a análise da utilização de quatro aulas-passeio com temáticas sociocientíficas e interdisciplinares realizadas em aulas de Química de uma escola da rede pública estadual do Rio de Janeiro. As ... -
A Imaginação no ensino de Ciências: sequências didáticas para a educação infantil
A dissertação enfoca a relevância da Educação Infantil como um período importante para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Destaca-se a evolução que valoriza as crianças e suas características ... -
Modelos pedagógicos tridimensionais como recursos educacionais para o ensino - aprendizagem de Ciências.
Modelos pedagógicos servem ao propósito de organizar, orientar e facilitar o processo de ensino-aprendizagem, sendo importantes para o ensino de Ciências ao possibilitar a adequação de estratégias didáticas aos alunos e ... -
Decolonizando saberes: o ensino de Ciências Naturais através dos conhecimentos tradicionais dos povos indígenas do Alto Rio Negro
Essa pesquisa apresenta uma proposta de Ensino de Química com abordagens diferenciadas que visam ser uma ferramenta enriquecedora no processo educacional em sala de aula. Para isso, buscamos compreender a educação amazônica ... -
Potencialidades da astronomia na Base Nacional Comum Curricular: um estudo para ampliar a relação Museu x Escola no ensino de Ciências
O processo de construção curricular é repleto de discussões que permeiam abordagens epistemológicas distintas e é influenciado pelo momento histórico, social e cultural correspondente. Desse modo, o profissional da educação ... -
Educação inclusiva e atividades investigativas: uma alternativa acolhedora aos estudantes com deficiência visual
A investigação realizada nesta dissertação buscou contribuir para a inclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas, com especial atenção para aqueles com deficiência visual em aulas de Física nas classes ... -
Educação inclusiva no ensino de ciências: propostas em diálogo com a abordagem CTS
Esta é uma investigação qualitativa que visa identificar aspectos convergentes entre a educação científica na abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e a Educação Inclusiva que demonstrem as possibilidades de ... -
Inclusão no ensino de ciências: elaboração de mapas conceituais como estratégia didática para uma aprendizagem significativa de alunos com deficiência visual
O presente trabalho teve como objetivo evidenciar as contribuições do uso de Mapas Conceituais Inclusivos como ferramenta facilitadora da Aprendizagem Significativa no ensino de ciências, para os anos finais do Ensino ... -
Ensino das leis de Newton na perspectiva de estudantes com deficiência visual e a instrução por pares como metodologia potencializadora para a inclusão
A partir dos avanços nas políticas educacionais brasileira em prol da inclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas (NEE) nas escolas da rede regular de ensino e do consequente crescente número de ...