PPECN - Dissertações - Niterói
Recent Submissions
-
A Tabela Periódica em quadrinhos: atividades lúdicas no Ensino de Ciências
Este trabalho tem como objetivo, elaborar e avaliar, sob a perspectiva dos sujeitos escolares, o uso de recurso didático, na modalidade História em Quadrinho, para introdução do conteúdo de Tabela Periódica no 9o Ano do ... -
Metodologias e práticas adequadas a discentes com transtorno do espectro autista para o ensino de ciências no 9º ano do Ensino Fundamental II
A incidência de pessoas com necessidades especiais sempre existiu em todos os segmentos da sociedade, no entanto, já foram isoladas nos seus lares ou até mesmo separadas do meio social. Atualmente ocorre uma sensibilização ... -
Propostas de unidades de ensino potencialmente significativas sobre mecânica, eletricidade e ondas para Pré- Vestibular
Nesta dissertação, temos por objetivo construir metodologias para o ensino de Física para serem aplicadas em turmas de pré-vestibular. Baseadas nas Teorias da Aprendizagem Significativa (AS) e da Aprendizagem Significativa ... -
O Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação na sala de aula - as partes e o todo: ensinando biologia como uma ciência autônoma durante a pandemia
Esta dissertação aborda uma construção da sequência didática (SD) inserida em uma Unidade Potencialmente Significativa (UEPS) baseada na teoria de aprendizagem significativa crítica (TASC) na forma de Peer Instruction (PI) ... -
Problem Based Learning (PBL) como proposta para atender ao Novo Ensino Médio
A falta de motivação e a quantidade excessiva de conteúdo memorístico são duas das principais causas do desinteresse dos alunos pelo Ensino de Química. Buscando uma modificação deste cenário, descrevemos nesta pesquisa o ... -
As Leis de Kepler através de um esquema colaborativo
O ensino de Física encontra muitas barreiras em sala de aula, seja pelo desinteresse por parte dos alunos nesse ensino tradicional, que já não conversa com as necessidades da geração atual,pelas dificuldades com a Matemática, ... -
Proposta de uma sequência didática para o ensino de ligações químicas a partir do tema sociocientífico mineração
Esta pesquisa teve como motivação a percepção do desinteresse dos alunos no aprendizado de conteúdos de química e de que esses conteúdos costumam ser abordados de uma forma descontextualizada nas escolas. Assim, surgiu a ... -
Água, Direito Humano Fundamental: para que Indivíduos em situação vulnerável se façam sujeitos de direitos
Nesta pesquisa tivemos por objetivo a promoção do protagonismo social dos educandos com base na reflexão do cenário histórico-social e sob a ótica da Educação em Direitos Humanos. Com a utilização de manifestações artísticas ... -
A Aplicação de simuladores como recurso para aprendizagem significativa no ensino de física.
| Posted on: 2022A pesquisa desta dissertação tem por objetivo analisar a ocorrência de aprendizagem significativa em atividades, na concepção de Ausubel, que fazem uso dos simuladores como recurso didático. Para tanto, são aplicadas três ... -
“Memobingo – O Jogo das Soluções Químicas”: Um Jogo Inclusivo para Alunos com Baixa Visão e Daltonismo do Ensino Médio
| Posted on: 2021Pessoas com e sem deficiências ao chegarem ao Ensino Médio, deparam-se com as “dificuldades” habituais inerentes às disciplinas da área de Ciências Exatas. Procurando minimizar essas dificuldades e assim contribuir para ... -
A sala de aula de leitura como espaço articulador de educação para o ambiente
| Posted on: 2021Esta pesquisa buscou desenvolver para espaços de Sala de Leitura atividades que favoreçam a compreensão da problemática ambiental local vivenciada por alunos a partir de uma perspectiva crítica da educação ambiental. Assim, ... -
Educação de Jovens e Adultos: Reflexão e Construção de Trilhas para um Ensino de Ciências Problematizador
| Posted on: 2021Esta pesquisa propõe a reflexão e a construção de trilhas para um ensino de ciências problematizador na Educação de Jovens e Adultos (EJA), Fundamental 2 (anos finais), no contexto da Escola Municipal Luiz Gonzaga (EMLG), ... -
Práticas de ensino de ciências na interlocução entre a abordagem CTS e a perspectiva freireana
| Posted on: 2021Nessa pesquisa temos por objetivo desenvolver metodologias de ensino de ciências com enfoque CTS numa perspectiva freireana para ser aplicada no nono ano do ensino fundamental II (9º ano do EF II). Como cenário da pesquisa ... -
Um curioso em duas barras: uma proposta de divulgação científica e articulação entre a ciência popular e a ciência escolar
| Posted on: 2021Este trabalho apresenta a análise do processo de elaboração e utilização do livro intitulado “Um curioso em Duas Barras” em uma oficina com a finalidade de promover a valorização e o reconhecimento dos conhecimentos ... -
Teorias cognitivistas da aprendizagem: um ensaio de inserção da teoria na prática do ensino de ciências da natureza
| Posted on: 2021As teorias da aprendizagem resultantes dos estudos da psicologia da Gestalt, da epistemologia genética de Jean Piaget e da aprendizagem significativa de David Ausubel foram retomadas em função do processo de ensino-aprendizagem, ... -
O Contexto da prática de voo livre como laboratório didático
| Posted on: 2020Nesta dissertação, procuramos construir respostas para a seguinte questão: qual a contribuição da exploração da realidade como laboratório didático no ensino de física? Para tanto, com fundamentação teórica nas teorias e ... -
Radioatividade e história das ciências como percursos transdisciplinares: desafios e possibilidades
| Posted on: 2020Este trabalho descreve um percurso desenvolvido em perspectiva transdisciplinar a partir do estudo da radioatividade como tema estimulador para investigação. Visando significar e articular saberes, alunos de 3 turmas da ... -
Ensino de Ciências e Ambiente: proposta de um roteiro de atividades experimentais como instrumento de articulação
| Posted on: 2020Esta pesquisa buscou desenvolver um trabalho de articulação entre o ensino de ciências e ambiente, na perspectiva da educação ambiental crítica, utilizando temas ambientais locais a fim de construir conceitos científicos ... -
Ensino de astronomia na perspectiva da inclusão de deficientes visuais em aulas de física do ensino médio
| Posted on: 2016No Brasil, o ensino tradicional ainda se apresenta predominante nessa segunda década do século XXI. Mesmo com os movimentos educacionais, a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996, os documentos oficiais do ... -
Vídeo aulas: ferramenta para o ensino de química na era digital
| Posted on: 2019A tecnologia vem se mostrando a cada dia uma poderosa aliada nas mais diferentes atividades do cotidiano: nossa maneira de comprar, viajar, se deslocar e se relacionar mudou, e muito, a partir do advento da tecnologia. ...