Browsing PPECN - Dissertações - Niterói by Issue Date
Now showing items 1-20 of 100
-
Elaboração, aplicação e avaliação de material de apoio para aprendizagem de química do Colégio Estadual Walter Orlandini
| Posted on: 2014Neste trabalho, através de questionários diagnósticos realizados com professores e alunos do Colégio Estadual Walter Orlandini (CEWO) constatou-se que a pouca utilização do laboratório de química do colégio devia-se, ... -
Percepção de professores de escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro com propostas metodológicas para melhoria do processo ensino/aprendizagem em química no ensino médio
| Posted on: 2014A presente pesquisa retrata uma avaliação das escolas públicas de ensino médio do Estado do Rio de Janeiro, no período entre o final do século XX e o início do século XXI, realizada por um grupo de professores muito ... -
Elaboração de uma narrativa para facilitar o ensino de estequiometria
| Posted on: 2014Esta pesquisa foi elaborada pensando nas dificuldades que os alunos apresentam na aprendizagem dos conteúdos de química e nas causas que fazem com que essas dificuldades sejam tão comuns e recorrentes. A teoria da aprendizagem ... -
Lavoisier, da alquimia à química moderna: teatro para a popularização científica e a educação em ciência
| Posted on: 2014O principal objetivo desta dissertação foi fazer uma articulação entre ciência e arte para ressaltar a vida e a obra Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794), o contexto histórico que marcou a transição da alquimia para a ... -
Inclusão e ensino de física: estratégias didáticas para a abordagem dos temas energia mecânica
| Posted on: 2014De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil, a educação é um direito de todos, o que inclui educandos com necessidades educacionais especiais. Porém, mesmo com os diversos decretos, resoluções, entre ... -
Elaboração e aplicação de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o ensino-aprendizagem de isomeria
| Posted on: 2015Um dos maiores obstáculos encontrados no processo de ensino/aprendizagem da isomeria na escola básica é o entendimento dos alunos acerca da transposição de estruturas planas para estruturas tridimensionais de moléculas. ... -
Alfabetização científica com um olhar inclusivo: estratégias didáticas para abordagem de conceitos de astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental
| Posted on: 2015A educação especial com uma perspectiva inclusiva tem sido foco de políticas governamentais, no sentido de garantir aos alunos com necessidade educacionais especiais (NEE), além da presença na escola regular, um ensino que ... -
Reflexões para um ensino inclusivo em aulas de química: aporte na psicologia histórico-cultural
| Posted on: 2015Esta dissertação teve por objetivo tratar da prática inclusiva nas escolas regulares a partir do ensino de química para alunos com deficiência visual (DV). Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com observação ... -
Visitas virtuais como instrumento motivacional para o ensino de ciências e divulgação científica
| Posted on: 2015Este trabalho foi construído com o objetivo de buscar uma forma alternativa de motivar o ensino de ciências para alunos de ensino médio, sobretudo de escolas públicas. Ele compreende quatro vídeos, gravados em laboratórios ... -
Proposta de currículo de nivelamento em física para cursos técnicos pós-médio noturnos da Escola Estadual Henrique Lage
| Posted on: 2015No presente trabalho é apresentada uma proposta de um curso de nivelamento em física destinado à educação técnica profissional no ensino noturno pós-médio na Escola Técnica Estadual Henrique Lage (ETEHL). Tem como objetivo ... -
Metodologias didáticas alternativas para o ensino de geometria molecular e soluções: estratégias para a construção do conhecimento
| Posted on: 2015Com uma proposta de atuação na melhoria do processo de ensino-aprendizagem de química, neste trabalho é descrito o uso de metodologias didáticas alternativas para o ensino dos conteúdos curriculares de geometria molecular ... -
Desenvolvimento de aplicativo gratuito de busca para a divulgação de centros e museus de ciência do Estado do Rio de Janeiro
| Posted on: 2016O trabalho surgiu por acreditar no elo entre os novos instrumentos tecnológicos e a divulgação científica e na sua contribuição para a melhora no acesso aos centros e museus de ciência, a fim de que a população enriqueça ... -
A contribuição do ensino de física no ensino médio integrado da escola técnica de alimentos (panificação e derivados de leite) - nata
| Posted on: 2016Tomando como referencial teórico a aprendizagem significativa proposta por Ausubel e a epistemologia do conhecimento de Bachelard, nesta dissertação propomos a elaboração de uma metodologia de ensino mais adequada para o ... -
Identificação de iniciativas e de dificuldades docentes para o atendimento aos interesses de estudantes da educação básica: estudo para a mobilização e o compartilhamento de estratégias didáticas para a aprendizagem de ciências
| Posted on: 2016Este trabalho tem como proposta contribuir com a formação permanente e em serviço dos professores para que pratiquem um ensino que seja mais voltado aos interesses dos estudantes, com o uso de metodologias ativas que ... -
Geometria molecular: elaboração, aplicação e avaliação de uma sequência didática envolvendo o lúdico
| Posted on: 2016Esse trabalho apresenta uma sequência didática sobre geometria molecular, elaborada após análise de uma diagnose aplicada, levando-se em consideração a opinião dos participantes envolvidos nesta pesquisa. Utilizou-se a ... -
Ensino de astronomia na perspectiva da inclusão de deficientes visuais em aulas de física do ensino médio
| Posted on: 2016No Brasil, o ensino tradicional ainda se apresenta predominante nessa segunda década do século XXI. Mesmo com os movimentos educacionais, a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996, os documentos oficiais do ... -
Desenvolvimento de recursos e estratégias para o ensino-aprendizagem de radioatividade
| Posted on: 2016Neste trabalho relatamos uma experiência de ensino de radioatividade para uma turma de terceira série do ensino médio de uma escola particular localizada no centro do município de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. Os eixos ... -
Qualidade do ar como tema gerador no ensino de química na educação de jovens e adultos
| Posted on: 2016As dificuldades vivenciadas no ensino de química, em especial na educação de jovens e adultos, juntamente com o cenário de crise socioambiental contemporâneo são discutidos neste trabalho, que tem por objetivo analisar uma ... -
Sequência didática, com abordagem CTSA, para o estudo das funções orgânicas
| Posted on: 2016A partir de um tema gerador de cunho social, poluição ambiental, com enfoque CTSA (ciência, tecnologia, sociedade e ambiente), selecionado através de uma investigação prévia junto aos educandos, foi desenvolvida e aplicada ... -
Experimentos de física para a abordagem do tema gerador energia e suas transformações: contribuições da psicologia histórico-cultural
| Posted on: 2016Esta dissertação teve por objetivo elaborar um modelo de laboratório de física para o ensino médio. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa com análise de dados secundários e com a análise de uma observação ...