CIDADES CRIATIVAS E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL: UMA PERSPECTIVA DE AMARANTE COMO “CIDADE DA MÚSICA”
Cidades Musicais
Desenvolvimento Territorial
Place Branding
Festivais de Música
Música
Desenvolvimento sustentável
Cidade
Creative Cities
Musical Cities
Local Development
Place Branding
Music Festivals
Bittencourt, Luiza | Posted on:
2019
Abstract
O presente estudo tem por objetivo analisar como se dá a formação de uma “cidade criativa” através da música visando o desenvolvimento sustentável a partir da experiência de Amarante no âmbito da Rede de Cidades Criativas da UNESCO. Parte-se da hipótese de que para o reconhecimento de uma cidade como musical deve ser identificada a existência de uma estrutura consolidada formada por uma diversidade e quantidade de agentes do setor para que seja possível alicerçar uma rede sociotécnica capaz de promover a circulação de bens culturais. Para tanto, possui como objetivos específicos: (a) discutir o conceito de “cidade criativa” e compreender o que caracteriza uma “cidade musical”; (b) identificar os agentes da cadeia produtiva local para produzir um mapeamento das redes sócio-técnicas existentes (Latour, 2012); (c) observar e examinar os aspectos que envolvem música e território com relação à agenda de festivais em Amarante (Portugal) a fim de compreender a importância dos concertos ao vivo para ressignificação dessa cidade; (d) identificar o usa da música como estratégia de comunicação dentro de um planejamento de place branding; e, por fim, (e) analisar a pertinência do uso do termo “cidade musical” para Amarante. A metodologia inclui revisão bibliográfica; extensa base documental; o desenvolvimento de uma cartografia musical dos agentes da cidade; imersão em Amarante para observação; bem como a condução de entrevistas. Foi possível observar nessa investigação que a candidatura de Amarante à Rede de Cidades Criativas da UNESCO não foi uma ação isolada. Ela encontra-se dentro de um planejamento estratégico maior do governo local que envolve um plano de “place branding” para posicionamento da marca de Amarante - como cidade musical - no país e no exterior, a fim de estimular o setor cultural na cidade, ao mesmo tempo em que fomenta um turismo. A aposta, portanto, é feita em cima da experiência desse público consumidor.
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Document type
TeseSource
BITTENCOURT, Luiza. Cidades criativas e desenvolvimento territorial: uma perspectiva de amarante como “Cidade da Música”. 2019. 223f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.Subject(s)
Cidades CriativasCidades Musicais
Desenvolvimento Territorial
Place Branding
Festivais de Música
Música
Desenvolvimento sustentável
Cidade
Creative Cities
Musical Cities
Local Development
Place Branding
Music Festivals
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