O LÚDICO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Lúdico
Emoções
Ensino e aprendizagem
Aprendizagem significativa
Aprendizagem
Lúdico
Affectivity
Ludic
Emotions
Teaching and learning
Meaningful learning
Carvalho, Jhenifer de Moura | Posted on:
2019
Abstract
O trabalho analisou o processo de aprendizagem dos conhecimentos e da produção de significados por meio da ludicidade. Os conceitos abordados procuraram investigar a importância da construção dos conhecimentos. A revisão de literatura é baseada nos autores, Albano (2013), Ausubel (1978), Cordovil (2016), Freire (1996), Kishimoto (1998), Vygotsky (1984) e Moreira (2012). O objetivo geral do estudo foi compreender porque o brincar
muitas vezes só é oferecido na educação infantil, criando um ciclo fechado de produção de significados. Em específico problematizar os processos de aprendizagens para combater o reducionismo e a reprodução mecânica dos conteúdos. A metodologia utilizada veio por meio de três observações de campo, uma na educação infantil, outra no quarto ano do ensino fundamental e a última no terceiro ano do ensino fundamental. Promovendo uma reflexão sobre como os docentes e discentes são sujeitos construtores dos próprios conhecimentos, dos quais precisam do lúdico para repensar antigas práticas de ensino e fomentar novas ações efetivas de construção de conhecimentos
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
AfetividadeLúdico
Emoções
Ensino e aprendizagem
Aprendizagem significativa
Aprendizagem
Lúdico
Affectivity
Ludic
Emotions
Teaching and learning
Meaningful learning
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: