• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • INFES - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior
  • PPGES - Programa de Pós-graduação Mestrado em Ensino - Santo Antônio de Pádua
  • ENCINA - Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências Naturais - Santo Antônio de Pádua
  • ENCINA - Artigos de periódicos - Santo Antônio de Pádua
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • INFES - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior
  • PPGES - Programa de Pós-graduação Mestrado em Ensino - Santo Antônio de Pádua
  • ENCINA - Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências Naturais - Santo Antônio de Pádua
  • ENCINA - Artigos de periódicos - Santo Antônio de Pádua
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
Impactos positivos e negativos... (958.5Kb)

Sim
Collections
  • ENCINA - Artigos de periódicos - Santo Antônio de Pádua

Statistics
Metadata
Show full item record
IMPACTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DO SUBPROJETO PIBID CIÊNCIAS NATURAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE
Souza, Dominique Guimarães de et al. | Posted on: 2020
Abstract
O presente trabalho tem por objetivo analisar os impactos na formação dos licenciandos por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal Fluminense (UFF). Para tal, foi aplicado um questionário a 10 licenciandos que ĕ zeram parte do Subprojeto PIBID Ciências Naturais, na Escola Municipal “Escola Viva” Professora Edy Belloti, localizada em Santo Antônio de Pádua/RJ, no período de 2014 e 2015. O questionário aplicado era composto por duas questões abertas, que tratavam dos pontos positivos e negativos do Programa, segundo a ótica dos licenciandos. Os resultados obtidos indicam uma transformação na postura dos licenciandos enquanto futuros professores, que em sua formação inicial sofreram inĘ uência positiva do Programa, buscando relacionar a teoria e a prática na construção de uma educação de qualidade, afetando diretamente a sua identidade, proĕ ssional e pessoal. Durante este processo os licenciandos foram levados a reĘ etirem sobre os desaĕ os encontrados dentro e fora da sala de aula, buscarem soluções para os obstáculos e a superar o modelo de ensino tradicional enraizado nas escolas brasileiras. O presente trabalho corrobora outros estudos que têm demonstrado como uma política pública nacional de formação inicial de professores bem estruturada pode contribuir para a valorização do magistério, incentivando a formação docente em nível superior para a Educação Básica, por meio da inserção do professor em formação no cotidiano escolar.
[Texto sem Formatação]
Author
Souza, Dominique Guimarães de
Miranda, Jean Carlos
Souza, Fabiano dos Santos
Document type
Artigo de periódicos
Publisher
Universidade LaSalle
Source
SOUZA, D. G.; MIRANDA, J. C.; SOUZA, F. S. Impactos positivos e negativos do Subprojeto PIBID Ciências Naturais na formação docente. Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 25, p. 205-219, 2020.
Subject(s)
Ensino de Ciências
Formação de Professores
PIBID
Science Teaching
Teacher Training
PIBID
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15421
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram