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Title: A privatização aeroportuária no Brasil e o turismo: uma análise crítica da gestão aeroportuária brasileira
Authors: Meira, Thiago Warllenson Nascimento
metadata.dc.contributor.advisor: Monteiro, João Evangelista Dias
metadata.dc.contributor.members: Dantas, José Carlos de Souza
Edra, Fátima Priscila Morela
Issue Date: 23-Mar-2016
Abstract: O trabalho aborda o setor de administração aeroportuário brasileiro e questiona o atual modelo de gestão adotado pelo Brasil, por meio pesquisa descritivoexploratória, baseada em estudos sobre os índices de produtividade e qualidade dos principais aeroportos brasileiros administrados pela INFRAERO em relação à aeroportos estrangeiros de mesmo porte. A análise de estudos antigos e mais recentes, onde dados e fatos foram cruzados, como recurso metodológico levaram a concluir que o sistema de administração aeroportuário brasileiro vigente é ineficiente pois está distante das melhores práticas mundiais. Logo, aponta-se a privatização dos aeroportos como a alternativa eficiente e coerente para suprir as necessidades e demandas do setor. Pretende-se auxiliar no entendimento do contexto em que está inserido o Brasil na atualidade, reforçando a ideia que os aeroportos podem ser ferramentas adicionais de desenvolvimento socioeconômico para suas cidades, para o país e também para o turismo. Espera-se que este estudo possa servir como fonte de consulta, e auxiliar no processo de revitalização logística e comercial dos aeroportos brasileiros, consolidando-os como centros geradores de negócios, e não somente como meros terminais de embarque e desembarque.
metadata.dc.description.abstractother: This report approaches the Brazilian airport management system and questions the current business model adopted by the country through descriptive research based on quality and productivity indexes of the Brazilian airports run by INFRAERO comparing them with similar size international airports. The analysis of studies, both historic and more recent, where data and facts were crossed, as a methodology tool, leads to the conclusion that the current airport management system is inefficient, because it is lagging from international standards. Therefore, privatization presents a coherent and efficient alternative to meet the needs and demands on this sector. This work intends to help in the understanding of Brazil’s current standing, reassuring the idea that the airports can be tools of additional socio-economic development for its cities, for the country and for the tourism as a whole. It is expected that this analysis can be a source of consultation, and aid the logistic and commercial revitalization process of the Brazilian airports consolidating them as business generating centers, not merely boarding terminals.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1543
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