Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1544
Title: A favela turística: a construção da autenticidade a partir da estética cinematográfica
Authors: Luna, Sarah Borges
metadata.dc.contributor.advisor: Godoy, Karla Estelita
metadata.dc.contributor.members: Ferreira, Helena Catão Henriques
Cheibub, Bernardo Lazary
Issue Date: 23-Mar-2016
Abstract: O cinema, primeiro meio de comunicação a conciliar imagem e som, exerce grande influência no imaginário das pessoas e, por isso, ao apresentar cenários e histórias, cria e recria estéticas, sendo algumas delas apropriadas pelo campo do turismo. A partir dessa analogia, queremos debater a relação entre as duas áreas, analisando especialmente seus pontos de convergência. Ao pensarmos na busca do turista contemporâneo pela autenticidade, entendemos que, de certa forma, ela também será uma construção pautada em grande parte por produtos culturais como o cinema. Apoiando-nos em conhecimentos da Estética, buscaremos analisar o turismo como uma criação. Assim, a partir da compreensão dos elementos que compõem a estética cinematográfica e sua relação com a realidade, discutiremos a problemática que envolve os reality tours. Como cenário, destacaremos o produto turístico designado como “turismo em favela”, pelo seu vertiginoso crescimento no Brasil, e por serem, as favelas cariocas, distintas vezes retratadas em filmes brasileiros. A presença da favela nos filmes da Retomada do cinema brasileiro, a partir dos anos 90, será imprescindível para encontrarmos muito da favela cinematográfica na favela turística.
metadata.dc.description.abstractother: The cinema first medium to combine sight and sound, has great influence on people's imagination and, therefore, to present scenarios and stories, creates and recreates aesthetic, some of which are appropriate for tourism. From this analogy, we discuss the relationship between the two areas, especially considering their points of convergence. Think of the contemporary tourist search for authenticity, we believe that somehow it will also be a construction based largely on cultural products such as cinema. Relying on aesthetics knowledge, we will analyze tourism as a creation. Thus, understanding the elements that make up the film and his aesthetic proximity to reality, we discuss the problem concerning the reality tours. As background, we will highlight the tourist product called “Slum tourism „because of its tremendous growth in Brazil and the Rio slums are often portrayed in different Brazilian films. The presence of the slum in movies Resumption of Brazilian cinema, from the year 1990, will be essential to find a lot of films in the favela slum tourism
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1544
Appears in Collections:SGT - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
129 - Sarah Luna.pdf1.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.