ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: EXPERIÊNCIAS DE INCLUSÃO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE MARICÁ (RJ)
Inclusão escolar
Atendimento educacional especializado
Educação
Educação especial
Inclusão escolar
Educación
Inclusión escolar
Servicio educativo especializado
Siqueira, Fernanda Ribeiro de Carvalho | Publicado en:
2019
Resumen
O presente trabalho apresenta uma análise teórico-reflexiva, sobre a educação inclusiva do município de Maricá, em especial, da Escola Municipal Marisa Letícia Lula da Silva, lócus da pesquisa. A pesquisa buscou compreender o perfil e a função do profissional do profissional que lida com crianças e jovens com deficiências e outras necessidades educacionais, nas classes regulares de ensino. As bases metodológicas de nossa investigação seguiram os princípios da pesquisa qualitativa. Entendemos que pesquisas dessa natureza contribuem com as reflexões necessárias para compreender a realidade do atendimento educacional especializado levando em consideração o contexto social e político em que se localiza a instituição participante dessa pesquisa. Para tanto, o estudo necessitou de dois procedimentos metodológicos, a saber: pesquisa literária e estudo de campo. No estudo de campo foi realizada uma pesquisa com os docentes, por meio de um questionário estruturado contendo dezesseis questões. Com base nos dados coletados é possível dizer que o atendimento educacional especializado tal qual como colocado pelas diretrizes oficiais, ainda enfrenta inúmeros problemas
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoSujeta/Sujeto(s)
EducaçãoInclusão escolar
Atendimento educacional especializado
Educação
Educação especial
Inclusão escolar
Educación
Inclusión escolar
Servicio educativo especializado
Término de licencia
CC-BY-SAEl ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: