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Title: Potencialidades e desafios do uso da bicicleta no contexto da mobilidade urbana em Campos dos Goytacazes/RJ
Authors: Vale, Elias Andretti Dantas do
metadata.dc.contributor.advisor: Rocha, Érica Tavares da Silva
metadata.dc.contributor.members: Mamani, Hernán Armando
Rodrigues, Juciano Martins
Souza, Joseane de
Issue Date: 2020
Citation: VALE, Elias Andreti Dantes do. Potencialidades e desafios do uso da bicicleta no contexto da mobilidade urbana em Campos dos Goytacazes / RJ. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Campos dos Goytacazes, 2020.
Abstract: O transporte individual motorizado prevaleceu na história do desenvolvimento das cidades brasileiras e continua predominando sobre os transportes ativos. As políticas públicas que abordam o sistema de transporte não foram implementadas com êxito, reafirmando mais ainda a cultura do automóvel. A falta de planejamento urbano adequado no crescimento das cidades contribui com um sistema de trânsito e transporte ineficientes. A preocupação com o meio ambiente e a noção de sustentabilidade fez com que os novos planos de mobilidade propostos considerassem o transporte ativo como um dos agentes promotores do desenvolvimento sustentável da cidade. A inserção da bicicleta na Política Nacional de Mobilidade Urbana ganha destaque por ser uma forma de transporte barata, não poluente e acessível. Campos dos Goytacazes/RJ é uma cidade que possui o centro urbano com um relevo plano, favorecendo o uso da bicicleta como uma das principais formas de deslocamento, entretanto, observa-se que a utilização do veículo particular ainda é massiva na urbe. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é compreender o cotidiano da mobilidade urbana na cidade, entendendo como a bicicleta se insere nesse contexto. Para tanto, pretende-se avaliar essas condições do ponto de vista da infraestrutura, do respeito às leis de trânsito e da educação no trânsito. Para atender ao objetivo proposto foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica e documental; levantamento de informações de trânsito a partir de monitoramento de GPS; e trabalho de campo, utilizando a observação sistemática em trechos estabelecidos a partir de critérios definidos conforme objetivo da pesquisa. Além disso, foi elaborado um mapa a fim de compreender a configuração socioespacial da malha cicloviária do município; e entrevista com responsável do departamento de trânsito e transportes da cidade.
metadata.dc.description.abstractother: Individual motorized transport has prevailed in the history of the development of Brazilian cities and continues to predominate over active transport. Public policies that address the transportation system have not been successfully implemented, further reaffirming the automobile culture. The lack of adequate urban planning in the growth of cities contributes to an inefficient transit and transport system. The concern with the environment and the notion of sustainability made the proposed new mobility plans consider active transport as one of the agents that promote the sustainable development of the city. The insertion of bicycles in the National Urban Mobility Policy stands out for being an inexpensive, non-polluting and accessible form of transport. Campos dos Goytacazes / RJ is a city that has an urban center with a flat relief, favoring the use of bicycles as one of the main forms of displacement, however, it is observed that the use of private vehicles is still massive in the city. In this sense, the objective of this study is to analyze the daily urban mobility in the city, understanding how a bicycle fits into this context. Therefore, we intend to evaluate these conditions from the point of view of infrastructure, respect for traffic laws and good traffic practices. To meet the proposed objective, the following methodological procedures were adopted: bibliographic and documentary research; gathering traffic information from GPS application monitoring; and fieldwork, using a systematic observation in excerpts selected from criteria defined according to the research objective. In addition, a map was prepared to understand the socio-spatial configuration of the municipality's cycle network; and interview with the head of the city's traffic and transport department.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15494
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