Browsing MNPEF - Dissertações - Volta Redonda by Title
Now showing items 27-46 of 72
-
Implementação de unidade de ensino potencialmente significativa no ensino da cinemática e introdução ao conceito de energia
| Posted on: 2019Na presente dissertação, defende-se que o constante desenvolvimento da tecnologia esteja presente no cotidiano dos educandos, no entanto parte das práticas docentes não têm acompanhado esse contexto. Este trabalho foi ... -
O jogo de RPG em astronomia no ensino fundamental 2
| Posted on: 2021Esta dissertação de mestrado propõe um jogo de interpretação de papéis (role-playing game - RPG) para o uso pedagógico na discussão de conceitos de física, abordados no ensino de astronomia, na disciplina de Ciências no ... -
Lançamentos de projéteis e aprendizagem baseada em projetos como elementos estimuladores da alfabetização científica em alunos do ensino médio
| Posted on: 2019Estudos vêm sendo realizados visando contribuir para a melhoria da aprendizagem da disciplina física em nível de educação básica por meio de metodologias ativas de ensino. Este trabalho propõe a utilização da aprendizagem ... -
O laser e os conceitos de polarização e efeito fotoelétrico em uma abordagem significativa no ensino médio
| Posted on: 2020Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de um produto educacional que visa contornar algumas problemáticas de superficialidade e ausência de contextualização encontradas nos atuais materiais didáticos, bem como a falta ... -
Magnetismo para o ensino médio
| Posted on: 2019Os docentes que atuam na rede estadual do Rio de Janeiro devem atender às diretrizes estabelecidas pelo Currículo Mínimo, produzido pela Secretaria Estadual de Educação. Visando colaborar para o cumprimento desse objetivo, ... -
Mapas conceituais como instrumento de promoção e avaliação da aprendizagem de cosmologia
| Posted on: 2017A cosmologia faz parte dos conteúdos de física moderna e contemporânea do nível médio, cuja abordagem já está presente no currículo minimo de Física do estado do Rio de Janeiro. Esse novo currículo propõe um ensino de ... -
Medição da velocidade do som com arduíno
No presente trabalho descrevemos uma sequência didática para o ensino de física, tendo como tema central a velocidade do som, conteúdo esse de física ondulatória e voltada para o ensino médio, mais especificamente para o ... -
Mini aquecedor solar de água para o ensino de calor e suas transmissões
| Posted on: 2017Nesse trabalho foi desenvolvido como produto educacional um mini aquecedor solar de água (MASA) como um material didático potencialmente significativo. O produto educacional associado a esta dissertação compreende um ... -
Miniplanetário do planisfério celeste sul para ensino de astronomia no ensino médio
| Posted on: 2016Tem havido questionamentos sobre a necessidade da inovação no ensino de física no ensino médio, apesar de pouco material apresentar clara e objetiva propostas práticas para os professores. Os professores têm geralmente ... -
Modelando a marcha humana: uma proposta para o ensino médio
| Posted on: 2019Neste texto, apresentamos uma atividade investigativa que envolve a elaboração de um modelo para a marcha de humana. A questão que dá ensejo à atividade se baseia em um fragmento do livro “Um estudo em vermelho” de Sir ... -
Motor acionado pela luz: uma proposta para o ensino do efeito fotoelétrico através dos três momentos pedagógicos
| Posted on: 2021O presente trabalho descreve uma sequência didática de ensino, baseada na abordagem metodológica dos três Momentos pedagógicos, para o estudo do efeito fotoelétrico no ensino médio. A proposta apresentada norteia a educação ... -
Natureza corpuscular e ondulatória da luz: uma sequência de ensino investigativa para promover alfabetização científica
| Posted on: 2019Este trabalho propõe uma sequência de ensino investigativa (SEI) que busca promover a alfabetização científica em alunos do ensino médio a partir de um problema histórico para discutir a natureza da luz. Em geral, o ... -
Óptica geométrica: a construção de conceitos através da experimentação
| Posted on: 2017Este trabalho tem por finalidade despertar no aluno a predisposição para aprender de forma significativa, em conformidade com a teoria da aprendizagem significativa de David P. Ausubel. Para isso, propomos como estratégia ... -
O paradoxo dos gêmeos através da dinâmica dos três momentos pedagógicos
| Posted on: 2020O objetivo deste trabalho é produzir um produto educacional utilizando a abordagem dos três momentos pedagógicos para o ensino da teoria da relatividade restrita, tendo como foco o paradoxo dos gêmeos. A ideia é valorizar ... -
As pastilhas termopar nas aulas experimentais de termologia
| Posted on: 2017Diante da situação atual da educação brasileira, principalmente na área das ciências naturais e suas tecnologias, mais pontualmente em física, é inquestionável a necessidade de novas abordagens, novas práticas capazes de ... -
Práticas de física para alunos do regime socioeducativo, anos finais do ensino fundamental
| Posted on: 2017O ensino de ciências e física para os jovens internados no regime socioeducativo sofre limitações que vão desde necessidade de trabalhar em módulos, até impossibilidade de utilização de recursos e métodos usuais no ensino ... -
Projeto “Física Animada”: uma abordagem centrada no aluno para o ensino da cinemática no ensino médio
| Posted on: 2017O projeto “Física Animada" é uma proposta que usa a técnica stop motion para ensinar conceitos da cinemática de maneira mais participativa e divertida para alunos do ensino médio, levando os alunos a compreenderem conceitos ... -
Proposta de aula modelo utilizando múltiplos recursos educacionais
| Posted on: 2019O presente trabalho consiste em uma proposta de roteiro de um episódio de ensino, estruturada em um roteiro de aula, que busca conciliar e utilizar, em uma única aula, várias abordagens, conceitos, recursos, temas, teorias, ... -
Uma proposta de sequência de ensino sobre energia: algumas formas e conversão
| Posted on: 2019O trabalho a seguir consiste em uma proposta de sequência didática sobre o conceito de energia, tema inserido no currículo mínimo da 2a série do ensino médio para alunos da rede estadual do Rio de Janeiro. A fim de realizar ... -
Proposta de UEPS para ensino de tópicos de astronomia: dia/noite e as estações do ano
| Posted on: 2020A inserção de conceitos de física, vinculados à astronomia no ensino médio, torna-se um grande desafio diante da formação insuficiente de docentes que ministram a disciplina de Física. No entanto, sendo herdeiros de um ...