Browse by Type of Access
Now showing items 1-18 of 18
-
Combinando os três momentos pedagógicos e o enfoque STEAM no ensino de fluidos não newtonianos por meio de TICs e experimentos de colisão
Neste trabalho desenvolvemos uma sequência combinando a metodologia didática dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) e o enfoque STEAM, para discutir propriedades fisicas de fluidos não newtonianos em uma turma do ensino ... -
Contradições sobre o uso e desuso da energia nuclear com enfoque CTS
| Posted on: 2020Esse trabalho apresenta uma sequência didática para o ensino da física moderna e contemporânea (FMC) focada no debate atual de uma das controvérsias sóciocientíficas da física nuclear que trata das radiações nucleares. Através ... -
Ensinando fenômenos ópticos na perspectiva do ensino por investigação
| Posted on: 2020Este trabalho apresenta um produto educacional construído a partir de uma sequência de ensino investigativo (SEI) para o estudo de fenômenos ópticos, cuja problematização é realizada a partir de atividades experimentais ... -
O ensino da eletricidade através da dinâmica dos três momentos pedagógicos: uma proposta para inclusão de alunos surdos
| Posted on: 2020O objetivo desta dissertação é desenvolver uma sequência didática em uma perspectiva inclusiva voltada para alunos surdos a fim de ser explorada por professores de física, fluentes ou não em Libras. Diante da escassez ... -
Ensino das Leis de Kepler através das metodologias ativas ensino sob medida e instrução pelos colegas com a utilização do software GeoGebra: uma adaptação ao ensino remoto
| Posted on: 2021Este trabalho apresenta um produto educacional desenvolvido para o ensino das Leis de Kepler através das metodologias ativas ensino sob medida e instrução pelos colegas, utilizando TDICs como ferramentas de ensino ... -
O ensino de eletrodinâmica na EJA a partir de histórias em quadrinhos baseadas no mangá
| Posted on: 2021O presente trabalho tem o objetivo de propor uma sequência de ensino para o estudo da eletrodinâmica na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A proposta está alinhada com o currículo mínimo do IV módulo da EJA do estado ... -
Ensino de física e os três momentos pedagógicos: a física nuclear na educação de jovens e adultos
| Posted on: 2021A presente pesquisa está inserida na temática de ensino de física na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ensino médio e trabalha com o seguinte problema: como o uso de atividades baseadas nos três momentos pedagógicos ... -
O ensino de tópicos de eletromagnetismo na modalidade EJA a partir do estudo do consumo de energia elétrica
| Posted on: 2020As atividades experimentais têm se mostrado um instrumento fundamental no processo de ensino e aprendizagem da física. Busca-se através dessas atividades permitir que ao aluno perceba o objeto de estudo de maneira quantitativa ... -
Estudo do lançamento de projéteis usando o simulador PHET
| Posted on: 2022Neste trabalho, abordamos o problema físico do lançamento oblíquo. A experiência de docência nos mostra que, em geral, os estudantes têm dificuldade de entender um movimento cuja única aceleração é a da gravidade. Os ... -
O jogo de RPG em astronomia no ensino fundamental 2
| Posted on: 2021Esta dissertação de mestrado propõe um jogo de interpretação de papéis (role-playing game - RPG) para o uso pedagógico na discussão de conceitos de física, abordados no ensino de astronomia, na disciplina de Ciências no ... -
Medição da velocidade do som com arduíno
No presente trabalho descrevemos uma sequência didática para o ensino de física, tendo como tema central a velocidade do som, conteúdo esse de física ondulatória e voltada para o ensino médio, mais especificamente para o ... -
Motor acionado pela luz: uma proposta para o ensino do efeito fotoelétrico através dos três momentos pedagógicos
| Posted on: 2021O presente trabalho descreve uma sequência didática de ensino, baseada na abordagem metodológica dos três Momentos pedagógicos, para o estudo do efeito fotoelétrico no ensino médio. A proposta apresentada norteia a educação ... -
O paradoxo dos gêmeos através da dinâmica dos três momentos pedagógicos
| Posted on: 2020O objetivo deste trabalho é produzir um produto educacional utilizando a abordagem dos três momentos pedagógicos para o ensino da teoria da relatividade restrita, tendo como foco o paradoxo dos gêmeos. A ideia é valorizar ... -
Uma proposta para o ensino da 2ª lei da termodinâmica e entropia por meio das UEPS
Nesta dissertação foi construído um Produto Educacional (PE) contendo uma sequência didática (SD) baseada em uma Unidade Ensino Potencial Significativa (UEPS). Com o objetivo de abordar os conceitos mais relevantes da ... -
Uma sequência de ensino investigativa para a abordagem do efeito fotovoltaico
| Posted on: 2020Este texto apresenta a elaboração, aplicação e análise de uma sequência de ensino investigativa sobre o efeito fotovoltaico. A construção da proposta investigativa levou em consideração perspectivas de pesquisas da área ... -
Sequência de ensino-aprendizagem para ensinar os postulados da mecânica quântica no ensino médio
| Posted on: 2022O presente trabalho apresenta uma pesquisa baseada em design (PBD) a fim de propor uma sequência de ensino-aprendizagem (SEA) para o ensino de alguns postulados (“Regras”) da mecânica quântica no ensino médio. A abordagem ... -
Sequência didática para introdução à relatividade restrita com o aplicativo espaço-tempo relativísticos
| Posted on: 2021Nesta dissertação, respaldada pelo método dos três momentos pedagógicos, defende-se que o uso de uma tecnologia digital suscita e desperta nos discentes um desejo significativo em aprender, pois esse tipo de tecnologia é ... -
Tópicos de óptica para o Curso Normal por meio de uma sequência didática
| Posted on: 2021Este trabalho apresenta uma sequência didática para que os professores de física possam lecionar o conteúdo de óptica no Curso Normal a nível médio do estado do Rio de Janeiro. Os tópicos abordados estão em consonância com ...