Browsing MNPEF - Dissertações - Volta Redonda by Issue Date
Now showing items 1-20 of 72
-
Miniplanetário do planisfério celeste sul para ensino de astronomia no ensino médio
| Posted on: 2016Tem havido questionamentos sobre a necessidade da inovação no ensino de física no ensino médio, apesar de pouco material apresentar clara e objetiva propostas práticas para os professores. Os professores têm geralmente ... -
Uso de materiais de baixo custo para o ensino de eletromagnetismo no ensino médio
| Posted on: 2016Na sociedade atual, os conhecimentos que estão relacionados à área de ciências da natureza apresentam-se com certa importância, tanto no que diz respeito ao seu papel na compreensão sobre os equipamentos tecnológicos ... -
O ensino de razão e proporção no ensino fundamental usando experimentos de movimento retilíneo uniforme
| Posted on: 2016No ensino fundamental o ensino de razão e proporção é habitualmente realizado no sétimo ano de forma estanque, sem vinculações e aplicações em física, como por exemplo, em movimento uniforme, conteúdo trabalhado no nono ... -
Mini aquecedor solar de água para o ensino de calor e suas transmissões
| Posted on: 2017Nesse trabalho foi desenvolvido como produto educacional um mini aquecedor solar de água (MASA) como um material didático potencialmente significativo. O produto educacional associado a esta dissertação compreende um ... -
Uso da filosofia e história da ciência no ensino das 1ª e 2ª leis de Ohm
| Posted on: 2017Com o objetivo de criar um ambiente que propicie uma discussão filosófica incipiente dos conceitos físicos que são apresentados aos aprendizes da educação básica, abordaremos algumas correntes filosóficas que estão presentes ... -
Alfabetização científica no ensino de fissão e fusão nuclear para o ensino médio
| Posted on: 2017Energia é um dos temas mais importantes no estudo da física no ensino básico. No atual currículo da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, o tema energia é estudado em todo o segundo ano do ensino médio. No ... -
Uso de simulações computacionais no ensino de conceitos de força e movimento no 9º ano do ensino fundamental
| Posted on: 2017O ensino de física para o ensino fundamental vem sendo muito discutido ao longo dos últimos anos tanto no Ensino Fundamental I – 1o ao 5o ano – quanto para o Ensino Fundamental II – 6o ao 9o ano. Neste último segmento, ... -
O uso do dispositivo de Orrery no ensino de astronomia no Ensino Médio
| Posted on: 2017No currículo dos cursos de formação do professor de educação básica não há, em geral, a disciplina Astronomia. No entanto, conteúdos de astronomia estão inseridos nos temas abordados nas disciplinas de Ciências, Geografia ... -
Uma sequência didática para o ensino de tópicos de astronomia para o Curso Normal
| Posted on: 2017O ensino da física no curso de formação de professores na modalidade Normal, vem sendo analisado e considerado deficiente por renomados educadores e até pelos próprios docentes que atuam nesses cursos. Para muitos, ... -
Física nuclear no ensino médio com ênfase CTS
| Posted on: 2017Apresenta-se neste trabalho uma proposta educacional de abordagem do tema energia nuclear na disciplina de Física do ensino médio. O objetivo desta abordagem é oportunizar aos alunos uma formação que integre conceitos ... -
Usando experimentação no ensino potencialmente significativo de óptica geométrica
| Posted on: 2017Com o intuito de contribuir para a melhoria do ensino de óptica no ensino médio, este trabalho propõe uma abordagem de ensino potencialmente significativo com uso de experimentação. O objetivo principal do trabalho ... -
Sequência didática multimídia para o ensino do efeito fotoelétrico
| Posted on: 2017A introdução de tópicos de física moderna no ensino médio já é uma realidade em praticamente todo país. No estado do Rio de Janeiro, onde temos a adoção de um currículo mínimo, percebemos que esta introdução se dá de forma ... -
Experimentação investigativa em ensino de física para o ensino médio
| Posted on: 2017O intuito desse trabalho é propor um método de apoio ao processo ensino-aprendizagem de física, podendo, também, ser aplicado a outras disciplinas, com as devidas adaptações às suas realidades, através de uma metodologia ... -
Aplicação da metodologia peer instruction em salas de aula da rede pública estadual do Rio de Janeiro
| Posted on: 2017O peer instruction é uma metodologia centrada no aluno, voltada para a compreensão dos conceitos de uma dada disciplina. Nela, alunos devem, após uma breve exposição sobre um tópico da disciplina, responder a questões ... -
Ensinando cinemática através da análise de movimentos em vídeos de captura de games
| Posted on: 2017Esta dissertação apresenta uma atividade de ensino centrada no aluno para tópicos de cinemática, utilizando tecnologias de informação e comunicação (TICs) e o game Angry Birds como motivador do engajamento do aluno no ... -
Atividades experimentais para o ensino de física ondulatória no ensino médio e NEJA
| Posted on: 2017No presente trabalho, descrevemos uma sequência didática para o ensino de física tendo como tema física ondulatória e voltada para o ensino médio e para a NEJA (Nova Educacao de Jovens e Adultos) com a utilização de ... -
Sequência de práticas com recursos multimídia para o ensino de eletromagnetismo no EJA e PROEJA
| Posted on: 2017O ensino de física utilizando-se apenas a lousa, algumas exemplificações abstratas e matematizações como fundamento se revela inócuo para a modalidade de ensino de jovens e adultos como o EJA e PROEJA, especialmente a ... -
Uma proposta interdisciplinar: compreendendo o mundo das cores e as ilusões produzidas pelo cérebro
| Posted on: 2017Este trabalho apresenta uma proposta de atividades desenvolvidas na terceira série do ensino médio explorando, o tema compreendendo o mundo das cores e as ilusões produzidas pelo cérebro, a partir de uma abordagem conceitual ... -
Óptica geométrica: a construção de conceitos através da experimentação
| Posted on: 2017Este trabalho tem por finalidade despertar no aluno a predisposição para aprender de forma significativa, em conformidade com a teoria da aprendizagem significativa de David P. Ausubel. Para isso, propomos como estratégia ... -
Práticas de física para alunos do regime socioeducativo, anos finais do ensino fundamental
| Posted on: 2017O ensino de ciências e física para os jovens internados no regime socioeducativo sofre limitações que vão desde necessidade de trabalhar em módulos, até impossibilidade de utilização de recursos e métodos usuais no ensino ...