Browsing MNPEF - Dissertações - Volta Redonda by Title
Now showing items 1-20 of 72
-
Alfabetização científica no ensino de fissão e fusão nuclear para o ensino médio
| Posted on: 2017Energia é um dos temas mais importantes no estudo da física no ensino básico. No atual currículo da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, o tema energia é estudado em todo o segundo ano do ensino médio. No ... -
Aplicação da metodologia peer instruction em salas de aula da rede pública estadual do Rio de Janeiro
| Posted on: 2017O peer instruction é uma metodologia centrada no aluno, voltada para a compreensão dos conceitos de uma dada disciplina. Nela, alunos devem, após uma breve exposição sobre um tópico da disciplina, responder a questões ... -
Aplicação do método gráfico das coordenadas de Pierre Lucie em uma aula de ensino médio
| Posted on: 2017Esta dissertação apresenta um produto educacional que visa à aplicação do método gráfico das coordenadas criado pelo professor de física Pierre Henri Lucie em uma aula sobre lentes delgadas esféricas de ensino médio, em ... -
Atividades experimentais para o ensino de física ondulatória no ensino médio e NEJA
| Posted on: 2017No presente trabalho, descrevemos uma sequência didática para o ensino de física tendo como tema física ondulatória e voltada para o ensino médio e para a NEJA (Nova Educacao de Jovens e Adultos) com a utilização de ... -
Combinando os três momentos pedagógicos e o enfoque STEAM no ensino de fluidos não newtonianos por meio de TICs e experimentos de colisão
Neste trabalho desenvolvemos uma sequência combinando a metodologia didática dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) e o enfoque STEAM, para discutir propriedades fisicas de fluidos não newtonianos em uma turma do ensino ... -
Conceitos de termodinâmica através de experimentação: simulando uma máquina térmica em sala de aula
| Posted on: 2018No presente trabalho, propomos uma maneira diferenciada de apresentar e transmitir os conceitos de termodinâmica, física térmica e a importância das máquinas térmicas para o desenvolvimento das cidades e da ciência. A ... -
Contradições sobre o uso e desuso da energia nuclear com enfoque CTS
| Posted on: 2020Esse trabalho apresenta uma sequência didática para o ensino da física moderna e contemporânea (FMC) focada no debate atual de uma das controvérsias sóciocientíficas da física nuclear que trata das radiações nucleares. Através ... -
Criação e uso de material instrucional digital multimídia para o ensino de conceitos de astronomia para o ensino médio
| Posted on: 2018O principal objetivo dessa dissertação é avaliar o efeito na aprendizagem, de textos com recursos de vídeos integrados, uma aplicação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na sala de aula. Pesquisar os efeitos ... -
Desvendando o universo: uma sequência de ensino investigativa para promover a alfabetização científica nas aulas de astronomia
| Posted on: 2019O presente trabalho tem como objetivo explicitar para professores de ciências e física as características, aplicação e análise de uma sequência de ensino investigativa estruturada de modo a favorecer a aprendizagem de ... -
Dualidade onda-partícula: uma sequência didática para o ensino médio utilizando o poema “Ser ou não ser” de Antônio Gedeão
| Posted on: 2020Nesta dissertação será relatada a experiencia obtida com alunos do 3º ano do ensino médio onde foram tratados assuntos relativos a física moderna e contemporânea com o intuito de se discutir a natureza dual da luz. Para ... -
Efeito Doppler no ensino médio: uma sequência de ensino de ondulatória com prática, uso de TICs e metodologia ativa
| Posted on: 2019Apresentamos e avaliamos neste trabalho uma sequência de didática de ensino sobre ondulatória como uma unidade de ensino potencialmente significativa, segundo os princípios da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. ... -
Ensinando cinemática através da análise de movimentos em vídeos de captura de games
| Posted on: 2017Esta dissertação apresenta uma atividade de ensino centrada no aluno para tópicos de cinemática, utilizando tecnologias de informação e comunicação (TICs) e o game Angry Birds como motivador do engajamento do aluno no ... -
Ensinando fenômenos ópticos na perspectiva do ensino por investigação
| Posted on: 2020Este trabalho apresenta um produto educacional construído a partir de uma sequência de ensino investigativo (SEI) para o estudo de fenômenos ópticos, cuja problematização é realizada a partir de atividades experimentais ... -
O ensino da eletricidade através da dinâmica dos três momentos pedagógicos: uma proposta para inclusão de alunos surdos
| Posted on: 2020O objetivo desta dissertação é desenvolver uma sequência didática em uma perspectiva inclusiva voltada para alunos surdos a fim de ser explorada por professores de física, fluentes ou não em Libras. Diante da escassez ... -
Ensino das Leis de Kepler através das metodologias ativas ensino sob medida e instrução pelos colegas com a utilização do software GeoGebra: uma adaptação ao ensino remoto
| Posted on: 2021Este trabalho apresenta um produto educacional desenvolvido para o ensino das Leis de Kepler através das metodologias ativas ensino sob medida e instrução pelos colegas, utilizando TDICs como ferramentas de ensino ... -
O ensino de astronomia considerando a lei 11.645/08: contribuições das culturas indígenas brasileira e africana
| Posted on: 2019A lei 11645/08 estabelece que as diretrizes e bases da educação nacional, incluam no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “história e cultura afro-brasileira e indígena”. No entanto, ... -
O ensino de eletrodinâmica na EJA a partir de histórias em quadrinhos baseadas no mangá
| Posted on: 2021O presente trabalho tem o objetivo de propor uma sequência de ensino para o estudo da eletrodinâmica na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A proposta está alinhada com o currículo mínimo do IV módulo da EJA do estado ... -
Ensino de física e os três momentos pedagógicos: a física nuclear na educação de jovens e adultos
| Posted on: 2021A presente pesquisa está inserida na temática de ensino de física na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ensino médio e trabalha com o seguinte problema: como o uso de atividades baseadas nos três momentos pedagógicos ... -
Ensino de partículas no ensino médio
| Posted on: 2018Nesta pesquisa propomos um produto educacional para o ensino de física, na área de partículas elementares, com base na teoria da aprendizagem significativa e no uso de tecnologias de informação e comunicação. Procuramos ... -
O ensino de razão e proporção no ensino fundamental usando experimentos de movimento retilíneo uniforme
| Posted on: 2016No ensino fundamental o ensino de razão e proporção é habitualmente realizado no sétimo ano de forma estanque, sem vinculações e aplicações em física, como por exemplo, em movimento uniforme, conteúdo trabalhado no nono ...