Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1553
Title: Análise da favela como objeto de consumo no século XXI: um olhar sobre o produto Favela Tour
Authors: Silva, Thiago Bou Reslan da
metadata.dc.contributor.advisor: Fratucci, Aguinaldo Cesar
metadata.dc.contributor.members: Cheibub, Bernardo Lazary
Silva, Frederico Cascardo Alexandre e
Issue Date: 23-Mar-2016
Abstract: Este trabalho busca verificar e compreender um pouco mais sobre as favelas como destino turístico. Sendo inegável a presença da atividade turística nas comunidades carentes do Rio de Janeiro, recebendo milhares de turistas a cada mês, pretende-se aqui averiguar as características deste consumidor, como funciona a atividade e de que maneira ela interfere nas comunidades onde á desenvolvida. Para isto, procurase analisar o turismo como promotor do desenvolvimento e o tour em favelas sob o ponto de vista do produto turístico; aborda-se também características da demanda turística e do mercado atual. Adota-se ainda, como objeto de estudo, o empreendimento “Favela Tour”: empresa com experiência de quase 20 anos neste mercado e com reconhecimento internacional que realiza passeios em grupos em duas favelas da cidade do Rio de janeiro, Rocinha e Vila Canoas. Descreve-se o roteiro sob o olhar do autor que se coloca no lugar do consumidor e vivencia a experiência de conferir de perto as comunidades carentes. Por fim, verifica-se os resultados oriundos da aplicação de questionários aos clientes do Favela Tour, durante o mês de maio de 2010, com o objetivo de traçar o perfil destes turistas, e relacionando-os com o referencial teórico.
metadata.dc.description.abstractother: This paper has as its main aim verifying and understanding a little bit more about favelas as a touristic destination. The presence of touristic activity in Rio de Janeiro’s poorer communities is undeniable; they are visited by thousands of tourists every month. The objective here is to check these consumers’ characteristics, to find out how this activity works and in what ways it interferes on the communities where it is developed. For this, the intention is to analyze tourism as promoter of this development and the tours in favelas under a touristic product point of view. The characteristics of the touristic demand and from the current market are also dealt with here. The object of study adopted is the Favela Tour, an internationally recognized company that has had almost twenty years of expertise in this market organizing tours for groups of tourists in two favelas from Rio de Janeiro, Rocinha and Vila Canoas. The itinerary is described by the author, who puts himself in the consumer’s shoes and experiences a close look into the needy communities. Finishing it up, the results coming from the application of questionnaires on Favela Tour clients on May 2010 are analyzed having the objective of profiling these tourists and relating them to the theoretical referential.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1553
Appears in Collections:SGT - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
148 - Thiago da Silva.pdf641.01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.