POLÍTICAS CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO NA VISÃO DE PROFISSIONAIS DE UMA ESCOLA EM MINAS GERAIS
Políticas e programas educacionais
Políticas curriculares
Redesenho curricular
Saberes profissionais
Política pública
Formação continuada
Currículo escolar
Ensino médio
Docência
Continuing education
Educational policies and programs
Curriculum policies
Curriculum redesign
Professional knowledge
Samim, Aline dos Anjos Guimarães | Posted on:
2020
Abstract
O estudo tem como objeto de análise as políticas curriculares para melhoria do Ensino
Médio (o REM - Reinventando o Ensino Médio, no âmbito da SEEMG e o PNEM,
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, do MEC) encenadas no contexto
escolar de uma escola mineira de 2013 a 2015. Este estudo objetiva investigar como a
Escola Estadual Dr. Alfredo Castelo Branco, localizada em Minas Gerais, traduziu e
reinventou as políticas investigadas e compreender como as concepções do programa de
formação continuada (PNEM “Pacto”) e de redesenho curricular (REM “Sexto horário”
da área de empregabilidade), atenderam às propostas oficiais, enquanto partes de um
contexto político mais amplo. Encontrei nos estudos do sociólogo Stephen J. Ball bons
referenciais de análise teórico-metodológica (Ciclo de Políticas e Atuação de Políticas),
que rejeitam a ideia de que as políticas são simplesmente implementadas, antes elas são
encenadas pelos diferentes atores que as reinventam a partir do contexto da prática. A
investigação dos contextos é importante a partir de análises do histórico das políticas e
da própria instituição, bem como dos documentos oficiais, com discursos e dispositivos
de legitimação de políticas neles contidos além de dados empíricos. A pesquisa é do
tipo qualitativa. Através de estudo de caso, foram aplicadas entrevistas, para captar a
visão daqueles atores que colocam a política em ação na escola e que, muitas vezes, não
são levados em consideração - alunos e professores – nas arenas de disputas e
formulação de discursos e textos oficiais. Através da abordagem dos saberes
profissionais formulados por Maurice Tardif, foi possível investigar os saberes
mobilizados pelos profissionais para “fazerem” as políticas na escola, isto é, darem
sentido às mesmas. Foram analisados os determinantes da interrupção dos programas do
PNEM e do REM; a visão de tais programas educacionais no imaginário dos diferentes
atores e as metodologias de pesquisa e referenciais teóricos mais adequados para
alcance dos objetivos desta pesquisa
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Document type
DissertaçãoSource
SAMIM, Aline dos Anjos Guimarães. Políticas curriculares para o ensino médio na visão de profissionais de uma escola em Minas Gerais. 2020. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.Subject(s)
Formação continuadaPolíticas e programas educacionais
Políticas curriculares
Redesenho curricular
Saberes profissionais
Política pública
Formação continuada
Currículo escolar
Ensino médio
Docência
Continuing education
Educational policies and programs
Curriculum policies
Curriculum redesign
Professional knowledge
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