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Title: Tecnologia e Direito: importância da reforma curricular para o adequado ensino jurídico
Authors: Reis, Carlos Cesar Pereira dos
metadata.dc.contributor.advisor: Dalcastel, Márcia Bataglin
metadata.dc.contributor.members: Ferreira, Gabriela de Cássia Moreira Abreu
Kremer, Bianca
Silva, Anna Carolina Pinheiro da Costa
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: REIS, Carlos Cesar Pereira dos. Tecnologia e Direito: a importância da reforma curricular para o adequado ensino jurídico. 2019. 57f Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito), Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo analisar, por meio de direito à explicação previsto na Lei Geral de Proteção de Dados, se o ensino jurídico ofertado aos bacharelandos de Direito é suficiente para que os futuros profissionais consigam exercer a função social do advogado perante os novos desafios da carreira, advindos das novas dinâmica sociais. Para tanto, em um primeiro momento, descreve-se o contexto histórico da Quarta Revolução Industrial, culminando o aumento do uso de algoritmos para tomada de decisões no cotidiano. Como metodologia de pesquisa, associou-se revisão bibliográfica, análises legislativas e trabalho de campo, realizado através de questionário direcionado aos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense, objetivando mapear as suas opiniões sobre a grade curricular do seu curso.
metadata.dc.description.abstractother: The purpose of this study is to analyze, through the right to the explanation provided in the General Law of Protection of Personal Data, whether the legal education offered to baccalauréans of law is enough for future professionals to be able to exercise the social function of the lawyer in the new challenges arising from the new social dynamics. Therefore, firstly describe the historical context of the Fourth Industrial Revolution, culminating in the increasing use of algorithms for decision-making in everyday life. As a research methodology, a bibliographical review, legislative analysis and field work was carried out through a questionnaire directed to the students of the Faculty of Law of Universidade Federal Fluminense, aiming at mapping their opinions about the curriculum of their course.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15553
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