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Title: Percepção de preço e valor no bondinho do Pão de Açúcar: um estudo exploratório com turistas nacionais
Authors: Santos, Flavio Andrew do Nascimento
metadata.dc.contributor.advisor: Mayer, Verônica Feder
metadata.dc.contributor.members: Marques, Osíris Ricardo Bezerra
Dantas, José Carlos de Souza
Issue Date: 24-Mar-2016
Abstract: Este trabalho examina os antecedentes e as consequências da percepção de justiça em preços do turista nacional no Bondinho do Pão de Açúcar, atrativo mais visitado do Rio de Janeiro e ícone do turismo na cidade. Os antecedentes estão relacionados às influências e motivações que levaram o turista a visitar o bondinho. A percepção de justiça dos preços indica que há uma divisão entre os que acham o preço justo e injusto do ingresso cobrado. Na percepção de valor, os turistas acreditam que há uma boa relação de custo versus benefício no investimento feito ao visitar o atrativo. As consequências apresentam-se no boca a boca realizado pelos turistas com suas experiências vividas no local, seja presencialmente (família, amigos) seja de forma virtual (redes sociais, TripAdvisor). O estudo aplica conhecimentos teóricos ao bondinho e contribui para um relacionamento melhor entre turistas e a empresa administradora e conclui que não há necessidade de mudança nos preços praticados no bondinho.
metadata.dc.description.abstractother: This paper examines the antecedents and consequences of perceived fairness of national tourist in Sugar Loaf’s prices, most visited attraction of Rio de Janeiro and tourism icon in the city. The antecedents are related to the influences and motivations that led the tourists to visit cable car. The perceived fairness indicates that there is a split between those who think the ticket price is just and unjust. In the perception of value, tourists believe there is a good relation of cost versus benefit in the investment made to visit the attraction. The consequences are given in sharing by tourists with their experiences, either in person (family, friends) or in virtual form (social networks, TripAdvisor). he study applies theoretical knowledge to the cable car and contributes to a better relationship between tourists and the management company and concludes that there is no need to change the prices in the cable car.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1562
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