E A ALFABETIZAÇÃO COMO VAI? ANÁLISE DE PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS FEDERAIS VOLTADOS À (NÃO) ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS NO SÉCULO XXI: PERSPECTIVAS DO MUNICÍPIO DE CACHOEIRAS DE MACACU – RJ
Alfabetização
Letramento
Formação de professores
Alfabetização de crianças
Formação de professor
Letramento
Federal Alphabetization Programs
Alphabetization
Literacy
Teacher training
Freiman, Fabrício | Posted on:
2020
Abstract
A presente pesquisa de mestrado surgiu das inquietações relacionadas às minhas
vivências como Coordenador Local do Programa Pacto Nacional pela alfabetização na
Idade Certa (2015-216), como professor da Educação Básica e como Assessor de
Ensino-Aprendizagem (2017-2019) junto à Secretaria Municipal de Educação (SME) de
Cachoeiras de Macacu (RJ). Seu objetivo geral é analisar e refletir sobre os motivos
que, em meio a tantos investimentos em Programas do Governo Federal no século
XXI voltados à Alfabetização na educação básica brasileira, levam à não
alfabetização de crianças que estão findando o Ciclo de Alfabetização na escola.
Para o desenvolvimento desta investigação, foi empreendida uma pesquisa qualitativa
bibliográfica e documental. Foram realizadas análises com base em relatórios oficiais da
Secretaria Municipal de Educação de Cachoeiras de Macacu (RJ). Foram sistematizados
seis Programas Federais voltados à alfabetização das crianças, ao longo de quase duas
décadas do século XXI, em Cachoeiras de Macacu (RJ). Desses programas, pesquisados
e discutidos neste trabalho, há apenas dois com registros sistematizados junto ao órgão
pesquisado: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e Programa
Mais Alfabetização. A análise de ambos foi contundente para a compreensão do sentido
de alfabetização adotado pelo município, bem como para a verificação de como se dá,
na esfera municipal, a implementação de uma política pública educacional federal.
Outro ponto fundamental desta pesquisa é a compreensão dos conceitos de alfabetização
e letramento. Alfabetização, no sentido stricto, refere-se ao domínio da leitura e escrita,
enquanto no sentido mais amplo do conceito, lato, relaciona-se às práticas sociais de
leitura e escrita (letramento). Assim, chego à compreensão da alfabetização como
processo multifacetado – onde há necessidade de se lançar mão da lógica da escrita, nos
diversos aspectos da sua construção –, bem como um ato político; levando à reflexão do
porquê se escreve. Nesse sentido, é fundamental trabalhar com alfabetização na
perspectiva do letramento. Os resultados desta pesquisa permitem esclarecer que o
município de Cachoeiras de Macacu pouco fez de diferente na implementação ações dos
Programas Governamentais voltados à alfabetização das crianças. Houve apenas a
reprodução do que foi emanado pelo governo federal, sem discutir, com toda a
comunidade escolar, formas de sua reformulação e implementação, levando em conta as
especificidades do município. E apontam ainda, com base nos dados da alfabetização
municipal, a precariedade do processo, reduzido a simples codificação e decodificação
da língua
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Document type
DissertaçãoSource
FREIMAN, Fabríco. E a alfabetização como vai? análise de programas governamentais federais voltados à (não) alfabetização das crianças no século XXI: perspectivas do município de Cachoeiras de Macacu- RJ . 2020. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.Subject(s)
Programas Federais de AlfabetizaçãoAlfabetização
Letramento
Formação de professores
Alfabetização de crianças
Formação de professor
Letramento
Federal Alphabetization Programs
Alphabetization
Literacy
Teacher training
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