LINGUAGENS SOCIAIS: MODOS DE DIZER E COMPREENDER O MUNDO EM HISTÓRIAS E DESENHOS DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Crianças
Educação infantil
Educação infantil
Linguagem - aspecto social
Criança
Desenho infantil
Social languages
Children
Early childhood education
Mata, Adriana Santos da | Posted on:
2017
Abstract
A tese, apresentada à Linha de Pesquisa Linguagem, Cultura e Projetos Formativos, parte do seguinte pressuposto: crianças pequenas têm linguagens sociais próprias, modos próprios de compreender e de se expressar no mundo sociocultural. O objetivo central do estudo é entender aspectos dos modos de enunciar e produzir sentidos para o mundo em histórias e desenhos de crianças de três a seis anos de uma escola pública de Educação Infantil. E, com base neste entendimento, analisar se estes modos são constitutivos do que Bakhtin define por linguagem social. A fundamentação teórico-metodológica segue os princípios da abordagem histórico-cultural, colocando em diálogo a teoria da enunciação de Bakhtin e a do processo de formação do pensamento e da fala na criança de Vigotski. Articulam-se as ideias destes autores à metodologia indiciária de Ginzburg. Desenhos/histórias de crianças da Educação Infantil e situações anedóticas formam o material de pesquisa. A análise está organizada em duas dimensões relacionadas à expressão verbal: vivência e sincretismo, e uma ligada à expressão gráfica: desenhos. Na dimensão da vivência, destacam-se: a) marcas da singularidade da criança e da coletividade dos grupos socioculturais; b) conhecimento compartilhado que permite a compreensão mútua dos sujeitos e a realização de atividades cotidianas - a ideia de scripts; c) relação da criança com a natureza; d) relação da criança com a língua materna. Na dimensão do sincretismo, ressaltam-se: a) referência ao EU; b) fabulação; c) animismo; d) tautologia e confusão. E na dimensão do desenho, sobressaem: a) composição das histórias incluindo todos os elementos desenhados; b) relação entre desenho e escrita; c) composição das histórias a partir de uma cena desenhada; d) utilização de recursos gráficos para apresentar elementos e ações. As conclusões do estudo indicam que há um entrelaçamento orgânico entre desenhos e histórias que revelam alguns aspectos constitutivos de linguagens sociais das crianças. As crianças pequenas participam de mais de um grupo social e aprendem que é preciso utilizar linguagens sociais diferentes de acordo com os interlocutores, o auditório social, o tema da enunciação, a situação e o contexto em que se encontram. As linguagens sociais das crianças estão ancoradas e restringidas pelas referências do mundo sociocultural, pelas vivências pessoais neste mundo, e pelas especificidades da organização do pensamento, com características de sincretismo. Tudo isto conforma modos próprios, peculiares, singulares, de compreensão e de expressão das crianças, em relação de alteridade com os outros, no mundo sociocultural
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Document type
TeseSource
MATA, Adriana Santos da. Linguagens sociais: modos de dizer e compreender o mundo em histórias e desenhos de crianças da educação infantil. 2017. 285 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.Subject(s)
Linguagens sociaisCrianças
Educação infantil
Educação infantil
Linguagem - aspecto social
Criança
Desenho infantil
Social languages
Children
Early childhood education
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