O COMPORTAMENTO MULTITELA NA TV SOCIAL: UM ESTUDO DAS PRÁTICAS MIDIÁTICAS EM TORNO DE THE VOICE BRASIL E MASTERCHEF BRASIL
TV Social
Reality Show
Etnografia Virtual
Mídias Sociais
Televisão
Reality shows (Programa de televisão)
Etnografia virtual
Mídia social
TV
Social TV
Reality Show
Virtual Ethnography
Social Media
Almeida, Melissa Ribeiro de | Posted on:
2018
Abstract
Esta tese investiga o comportamento multitela dos telespectadores e as práticas midiáticas em torno da TV Social - forma de visualização televisiva que combina as atividades de assistir à televisão e de navegar na Internet simultaneamente em outro dispositivo, utilizando sites e aplicativos de redes sociais para ler/comentar sobre o que está sendo exibido na TV e para interagir com outros telespectadores. O intuito é identificar e compreender as formas de uso e de apropriação de plataformas interativas on-line no consumo televisivo e os hábitos e comportamentos dos telespectadores em múltiplas telas. Como recorte empírico, a tese analisa três temporadas dos reality shows The Voice Brasil e MasterChef Brasil, a partir de pesquisa de inspiração etnográfica centrada nas interações entre os telespectadores desses programas no Facebook, no Twitter e no WhatsApp. A investigação ocorre a partir da observação participante da autora nos ambientes on-line mencionados, da coleta e da análise das publicações dos telespectadores nessas plataformas e de entrevistas em profundidade, on-line e off-line, com
alguns telespectadores/usuários. O estudo demonstra como a plataforma interativa escolhida, a forma de transmissão televisiva e os tipos de atenção requisitados pelos programas interferem no comportamento multitela dos telespectadores na TV Social. Embora apresente os relatos e as práticas midiáticas da audiência de dois programas televisivos específicos, a tese permite
uma reflexão mais ampla sobre os modos como os telespectadores vêm construindo a sua relação com a televisão na contemporaneidade e, mais especialmente, sobre as particularidades de seu comportamento no uso de múltiplas telas na visualização televisiva.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
TeseSource
ALMEIDA, Melissa Ribeiro de. O comportamento multitela na TV Social: um estudo das práticas midiáticas em torno de The Voice Brasil e MasterChef Brasil. 2018. 342 f. Tese (Doutorado em Comunicação ) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.Subject(s)
TelevisãoTV Social
Reality Show
Etnografia Virtual
Mídias Sociais
Televisão
Reality shows (Programa de televisão)
Etnografia virtual
Mídia social
TV
Social TV
Reality Show
Virtual Ethnography
Social Media
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: