Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1570
Title: Diferenciação de um destino turístico através da preservação cultural: o exemplo das serenatas de Conservatóra - RJ
Authors: Borret, Lívia Mano
metadata.dc.contributor.advisor: Sacramento, Isabella Chinelato
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Este trabalho tem o objetivo de verificar a importância da preservação cultural para a diferenciação de um destino turístico. Ele tem como cenário o distrito de Conservatória, em Valença, no Rio de Janeiro. A revisão bibliográfica é feita através da análise dos conceitos de turismo e legado cultural; identidade cultural do Rio de Janeiro, que é associada à música; e sustentabilidade. Em relação à Conservatória, são abordados os aspectos relevantes para a análise proposta nesse estudo, como sua história, a história da serenata e o projeto “Conservatória Meu Amor”. São utilizadas como referências, a fala da população através das entrevistas realizadas, uma pesquisa no site Acervo O Globo e a fala de uma pessoa que mora no local e tem influência na política.
metadata.dc.description.abstractother: This research has the objective of verifying the importance of cultural preservation as a differentiation tool for a touristic destination, observing the example of Conservatoria District, Valença, Rio de Janeiro. The papers reviewed considered tourism and cultural legacy concepts, and the cultural identity of Rio de Janeiro, which is associated with music and sustainability. Conservatoria´s history, serenata´s history and specifically the project “Conservatoria Meu Amor” are presented. The result analisys is based on interviews with local players, an important local politician and a free historical database from O Globo newspaper.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1570
Appears in Collections:SGT - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TURISMO TCC LIVIA.pdf627.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.