ESTRATÉGIAS ADOTADAS PELOS ESTUDANTES DA EJA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROPORCIONALIDADE
Etnomatemática
EJA
Proporcionalidade
Etnomatemática
Educação de adultos
Mathematical education
Ethnomathematical
EJA
Proportionality
Sá, Marcelo Oliveira de | Posted on:
2018
Abstract
Esta pesquisa procurou conhecer as estratégias adotadas pelos estudantes da EJA ao resolverem problemas do cotidiano que envolvessem o conceito matemático de proporcionalidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfica, sob a ótica Etnomatemática, cujos dados foram colhidos através da observação de duas turmas de EJA de nono ano, da aplicação de um questionário de sondagem sociocultural e de uma atividade com quatro questões relacionadas ao cotidiano contendo proporcionalidade. Encontramos alguns caminhos adotados pelos estudantes participantes da pesquisa ao resolverem problemas matemáticos de proporção, além de dificuldades de compreensão de texto e interpretação
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
SÁ, Marcelo Oliveira de. Estratégias adotadas pelos estudantes da EJA na resolução de problemas de proporcionalidade. 2018. 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.Subject(s)
Educação matemáticaEtnomatemática
EJA
Proporcionalidade
Etnomatemática
Educação de adultos
Mathematical education
Ethnomathematical
EJA
Proportionality
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: