O FENÔMENO DA DÊIXIS COMO ESTRATÉGIA DE PERSUASÃO EM PEÇAS PUBLICITÁRIAS
Linguística textual
Publicidade
Interlocutores
Aproximação
Linguística
Publicidade
Discurso publicitário
Deixis
Text linguistics
Publicity
Interlocutors
Approach
Galvão, Paulo Victor Almeida | Posted on:
2020
Abstract
A publicidade apresenta um discurso que tem por objetivo persuadir o público a comprar determinado produto ou serviço. A presente dissertação dedica-se ao estudo da dêixis como estratégia de aproximação entre os interlocutores dentro do discurso persuasivo das peças publicitárias. Valendo- se de conceitos da Linguística Textual, a análise quantitativa e qualitativa do uso de tipos específicos de dêixis (social, de pessoa, de tempo e de lugar) em diferentes textos publicitários revela que as expressões indiciais estimulam uma relação de intimidade, simulando um diálogo com tom mais informal, além de diminuírem a distância entre os interlocutores e destacarem a premência e a singularidade da mensagem
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSubject(s)
DêixisLinguística textual
Publicidade
Interlocutores
Aproximação
Linguística
Publicidade
Discurso publicitário
Deixis
Text linguistics
Publicity
Interlocutors
Approach