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Title: "O meu jeito de ser é o que assisto": um estudo sobre consumo e identidade entre fãs de cultura pop japonesa em eventos de animê no Brasil
Authors: Santos, Pedro Henrique Conceição dos
metadata.dc.contributor.advisor: Barros, Carla
metadata.dc.contributor.members: Campanella, Bruno
Cardoso, Mônica
Issue Date: 2018
Citation: SANTOS, Pedro Henrique Conceição dos. "O meu jeito de ser é o que assisto": um estudo sobre consumo e identidade entre fãs de cultura pop japonesa em eventos de animê no Brasil. 2018. 139 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
Abstract: O conceito de otaku alcançou o mundo por meio da divulgação da cultura pop japonesa através de seus produtos, como mangás e animês. Essa figura possui características que marcaram a juventude japonesa dos anos 1980 por conta de sua estigmatização como pessoas com poucas habilidades sociais. Em solo brasileiro, a noção torna-se ambígua, já que nem todos acreditam se tratar de um termo adequado. Mesmo assim, consideram-se como fãs dessa cultura e consomem uma infinidade de mercadorias, as quais possuem significados que auxiliam no processo de construção de suas identidades. Nesta pesquisa, investiga-se como os fãs brasileiros de cultura pop japonesa constroem suas identidades por meio do consumo em eventos de animê. Parte-se da ideia que os eventos permitem a construção de narrativas de consumo que revelam as sociabilidades estabelecidas dentro da comunidade. Procura-se compreender, assim, de que modo o consumo é mediador essencial no processo de construção identitário e como é vivenciado através das práticas realizadas em eventos, que resgatam suas memórias afetivas. Este é um estudo qualitativo inspirado no método etnográfico da observação participante, analisando relatos e entrevistas audiogravadas de participantes do evento. Através de uma reflexão de caráter contextualista baseado nas discussões de construção de narrativas, o material coletado foi examinado a partir da interpretação das histórias e das emoções dos interlocutores. Os resultados da pesquisa apontam para uma dimensão mais ampla que permite perceber como o consumo em eventos de animê reverberam em processos sociais que auxiliam na compreensão das práticas deste grupo, como é o caso do colecionismo e do cosplay.
metadata.dc.description.abstractother: The concept of otaku has reached the world by spreading Japanese pop culture through its products such as manga and anime. This figure has characteristics that marked a Japanese youth of the 1980s because of its stigmatization as people with few social skills. In Brazil, the notion becomes ambiguous, since not everyone believes it is a suitable term. Even so, they consider themselves as fans of this culture and consume an infinity of goods, which have meanings that aid in the process of building their identities. In this research, we investigate how Brazilian fans of Japanese pop culture construct their identities through consumption in otaku events. It starts from the idea that these events allow them to construct their own consumption narratives that reveal the sociabilities established within the community. It seeks to understand, therefore, how consumption is an essential mediator in the process of identity construction and how it is experienced through the practices performed in events that rescue their affective memories. This is a qualitative study inspired by the ethnographic method of participant observation, analyzing reports and recorded interviews of participants of the event. Through a contextualist reflection based on the discussions of narrative construction, the collected material was examined from the interpretation of the stories and the emotions of the interlocutors. The results of the research point to a broader dimension that allows us to perceive how consumption in otaku events reverberates in social processes that help in understanding the practices of this group, as is the case of collecting and cosplay.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15835
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