O PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL (PNAES): UM ESTUDO DE CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Políticas públicas de educação
PNAES
Democratização do ensino superior
Democratização da educação
Ensino superior
Educação
Democratização do ensino
Student assistance
Public education policies
Democratization of higher education
Sano, Bárbara Harumy | Posted on:
2018
Abstract
O presente estudo busca compreender como as políticas de assistência estudantil vêm sendo
desenvolvidas na Universidade Federal Fluminense (UFF), a fim de garantir condições justas
de oportunidade para os estudantes concluírem seus cursos. Para se atingir tal finalidade, foi
traçado o perfil socioeconômico dos estudantes que fazem uso dos programas de assistência
estudantil e verificados aspectos relacionados à cobertura e à concessão dos benefícios. A
fundamentação teórica aborda aspectos relacionados ao processo de implementação das
políticas públicas de educação, fundamentando-se na perspectiva da “sociologia da ação
pública”, especificamente nos trabalhos de Pierre Lascoumes e Patrick Le Galès (2014).
Também são apresentados e discutidos dois diferentes critérios de justiça utilizados na
formulação das políticas de educação, sendo eles: o modelo de oportunidades e o modelo de
posições, bem como questões relacionadas às desigualdades no acesso à educação, tendo
como contribuição principal os estudos de François Dubet (2012, 2015). À luz de ambas as
perspectivas teóricas, este estudo analisa a recente trajetória de expansão das políticas
públicas para o ensino superior durante os governos FHC (1995-1998/1999-2002), Lula da
Silva (2003-2006/2007-2010) e Dilma Rousseff (2011-2016), destacando suas similitudes e
diferenças, bem como os principais programas implementados por estes governos,
enfatizando o caso do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). O estudo
demonstra que os governos Lula e Dilma adotaram políticas voltadas à democratização do
ensino superior, contribuindo para a ampliação do acesso das camadas menos favorecidas da
sociedade neste grau de ensino, com expressivo aumento de estudantes negros, pardos, do
sexo feminino, oriundos do sistema público de educação básica e/ou com rendas de até um
salário mínimo. São justamente esses grupos que mais demandam a assistência estudantil na
UFF, reforçando a relevância desta política. Percebe-se também que os estudantes que fazem
uso da assistência estudantil estão concentrados nos cursos menos prestigiosos em termos
remunerativos, atestando a existência de uma estratificação horizontal no ensino superior. Os
resultados sobre a eficácia da política de assistência estudantil na UFF demonstram um gap de
cobertura, expressando uma crescente desigualdade entre alunos demandantes e os benefícios
ofertados, situação esta que pode acarretar um aprofundamento das desigualdades escolares,
bem como aumento na taxa de evasão por parte destes estudantes.
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Document type
DissertaçãoSource
SANO, Bárbara Harumy. O programa nacional de assistência estudantil (PNAES): um estudo de caso da Universidade Federal Fluminense. 2018. 121 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2018.Subject(s)
Assistência estudantilPolíticas públicas de educação
PNAES
Democratização do ensino superior
Democratização da educação
Ensino superior
Educação
Democratização do ensino
Student assistance
Public education policies
Democratization of higher education
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