CULTURA, IMAGINÁRIO E ARTE: A FESTA JUNINA NA JORNADA DE RELIGAÇÃO DE SABERES E DE AFETOS NA ESCOLA
Escola
Alma
Iimaginário educacional
Cultura
Festa religiosa
Cultura popular
Educação
Escola
June festival
School
Soul
Educational imaginary
Culture
Silva, Gilmar Oliveira da | Posted on:
2017
Abstract
O objetivo deste estudo foi compreender a festa junina na jornada da religação de saberes e afetos na escola, considerando sua dimensão cultural na qual se realizam as práticas simbólicas organizadoras do real social. Observando até que ponto estas festas colaboram com a formação educacional e humana na escola, interessa entender a festa como possibilidade da criação de alma no espaço escolar. Ou seja, o que dizem a partir das festas juninas na escola? Os sujeitos da pesquisa contam com representantes da comunidade escolar como professores, alunos, funcionários, coordenação e uma mãe. As heurísticas adotadas foram as entrevistas narrativas, pinturas em telas, imagens e depoimentos dos envolvidos do grupo. O material é analisado sob a perspectiva teórico-metodológica da Antropologia das Organizações e da Educação, pautada nos princípios da epistemologia da Complexidade de Edgar Morin, da Antropologia do Imaginário de G. Durand e a Sociologia do Cotidiano de Maffesoli, das importantes contribuições dos postulados de James Hillman, em seus escritos sobre a alma, e outros autores da área de arte, filosofia e sociologia. Percebe-se que as festas, em especial a festa junina na escola, carecem de um olhar mais atento por parte daqueles que estão envolvidos no processo educacional. Nela a vida se manifesta de forma vívida para além das quatro paredes da sala de aula e revela uma alma em constante construção que precisa ser alimentada não somente nas festas, mas também no cotidiano escolar; Desta compreensão emergem possibilidades de um trabalho mais orgânico, solidário, compreensivo e comprometido com a escola, respeitando as diferenças e reforçando que o afeto e a razão podem ser a chave de uma educação que preza igualmente o prosaico e o poético, a dimensão da norma e a dimensão da vida, a razão e a emoção. Essa emergência aparece de forma intensa nas narrativas e imagens produzidas pelos entrevistados, sobretudo quando o assunto se refere às relações entre os estudantes, a escola e a família
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
TeseSource
SILVA, Gilmar Oliveira da. Cultura, imaginário e arte: A festa junina na jornada de religação de saberes e de afetos na escola. 2017. 232 f. Tese (doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.Subject(s)
Festa juninaEscola
Alma
Iimaginário educacional
Cultura
Festa religiosa
Cultura popular
Educação
Escola
June festival
School
Soul
Educational imaginary
Culture
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: