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Title: Saravá Metal: santo de casa também faz milagre
Other Titles: Saravá Metal: house saint also works miracles
Authors: Silva, Natália Ribeiro da
metadata.dc.contributor.advisor: Pereira de Sá, Simone
metadata.dc.contributor.members: Roxo, Marco
Janotti, Jeder
Issue Date: 2017
Citation: SILVA, Natália Ribeiro da. Saravá Metal: santo de casa também faz milagre. 2017. 164 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2017.
Abstract: A presente pesquisa tem como principal objetivo abordar as tensões e disputas apresentadas pela banda Gangrena Gasosa em suas performances e discursos, baseadas especialmente, na apropriação que fazem de elementos das religiões afro-brasileiras e dos arranjos socioculturais próprios de sua localidade. As tensões provenientes das expectativas levantadas pelo gênero metal e dos sentidos atribuídos aos elementos apropriados das religiões de matrizes afro- brasileiras formam um ambiente rico para análise de sentidos e questionamentos ligados às formas de representação e construção de identidade no universo da música e seu aspecto midiático. Partindo da proposta apresentada por Jeder Janotti (2006), serão identificadas estratégias de convenções sonoras, de performance, de mercado e de sociabilidade utilizadas pela banda, a fim de captar as negociações e controvérsias envolvidas na apropriação de elementos e discursos ligados a ordem local/nacional como forma de representação e construção de identidade. Para isso, serão analisados os materiais empíricos disponíveis sobre a banda – sua discografia, vídeos, entrevistas de sites, jornais e blogs em conjunto com as entrevistas realizadas por mim com os integrantes e a observação participante em shows da banda.
metadata.dc.description.abstractother: The present study has as main objective to address the tensions and disputes presented by the band Gangrena Gasosa in their performances and speeches, based especially on their appropriation of elements of Afro-Brazilian religions and of the socio-cultural arrangements proper to their locality. The tensions originating from the expectations raised by the metal genre and from the meanings attributed to the appropriation of elements of Afro-Brazilian matrices religions form a rich environment for the analysis of meanings and questions related to the forms of representation and construction of identity in the music universe and its mediatic aspect. Based on the proposal presented by Jeder Janotti (2006), the strategies of sound, performance, market and sociability conventions used by the band will be identified in order to capture the negotiations and controversies involved in the appropriation of elements and discourses related to local / national as a form of representation and construction of identity. For that, the empirical materials available on the band will be analyzed - their discography, videos, interviews of websites, newspapers and blogs together with the interviews I made with the members and the participant observation in concerts of the band.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15865
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