A CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AS RELAÇÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS DO MUNICÍPIO DE MARICÁ
Maricá
Político-pedagógico
Educação inclusiva
Maricá (RJ)
Inclusive education
Maricá
Political-pedagogical
Lazari, Aline Guimarães Ferreira | Posted on:
2019
Abstract
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a construção da educação inclusiva no município de Maricá lançando um olhar sobre as relações político – pedagógicas. A educação inclusiva é um dos maiores desafios da atual sociedade, pois não envolve apenas a pessoa com deficiência ou a escola, ela envolve a todos e precisa contar com o apoio de todos, tanto no âmbito familiar quanto nas escolas e na sociedade em geral. Frente a esse desafio produzimos uma pequena análise da trajetória histórica da educação especial à educação inclusiva no Brasil, a fim de iluminarmos a construção sócio-histórica desses conceitos. Em seguida, nos debruçamos sobre a trajetória do trabalho desenvolvido pela Gerência de Diversidade e Inclusão Educacional no município de Maricá, bem como da organização e das contribuições do Conselho da Pessoa com Deficiência de Maricá, compreendendo essas duas instâncias sociais na dimensão político-pedagógica, inspiradas no Ciclo de Políticas de Ball (2009). A metodologia adotada foi o levantamento bibliográfico e entrevistas semiestruturada com a responsável pela gerência de inclusão e com o presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência. Como resultado, ressaltamos a importância desse estudo sobre educação inclusiva para as pessoas com deficiência, dialogando com outras instâncias sociais e procurando entender os reflexos deste conjunto no seio escolar
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
Educação inclusivaMaricá
Político-pedagógico
Educação inclusiva
Maricá (RJ)
Inclusive education
Maricá
Political-pedagogical
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: