xmlui.metadata.dc.contributor.advisor | Leme, Erika Souza | |
xmlui.metadata.dc.contributor.author | Lazari, Aline Guimarães Ferreira | |
xmlui.metadata.dc.date.accessioned | 2020-11-11T14:18:08Z | |
xmlui.metadata.dc.date.available | 2020-11-11T14:18:08Z | |
xmlui.metadata.dc.date.issued | 2019 | |
xmlui.metadata.dc.identifier.uri | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15874 | |
xmlui.metadata.dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a construção da educação inclusiva no município de Maricá lançando um olhar sobre as relações político – pedagógicas. A educação inclusiva é um dos maiores desafios da atual sociedade, pois não envolve apenas a pessoa com deficiência ou a escola, ela envolve a todos e precisa contar com o apoio de todos, tanto no âmbito familiar quanto nas escolas e na sociedade em geral. Frente a esse desafio produzimos uma pequena análise da trajetória histórica da educação especial à educação inclusiva no Brasil, a fim de iluminarmos a construção sócio-histórica desses conceitos. Em seguida, nos debruçamos sobre a trajetória do trabalho desenvolvido pela Gerência de Diversidade e Inclusão Educacional no município de Maricá, bem como da organização e das contribuições do Conselho da Pessoa com Deficiência de Maricá, compreendendo essas duas instâncias sociais na dimensão político-pedagógica, inspiradas no Ciclo de Políticas de Ball (2009). A metodologia adotada foi o levantamento bibliográfico e entrevistas semiestruturada com a responsável pela gerência de inclusão e com o presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência. Como resultado, ressaltamos a importância desse estudo sobre educação inclusiva para as pessoas com deficiência, dialogando com outras instâncias sociais e procurando entender os reflexos deste conjunto no seio escolar | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.rights | openAccess | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
xmlui.metadata.dc.title | A construção da educação inclusiva: as relações político-pedagógicas do município de Maricá | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.type | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Maricá | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Político-pedagógico | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.contributor.members | Dominick, Rejany Dos Santos | |
xmlui.metadata.dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Educação inclusiva | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Maricá (RJ) | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Inclusive education | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Maricá | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Political-pedagogical | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.abstractother | This work aims to reflect on the construction of inclusive education in the municipality of Maricá, taking a look at the political - pedagogical relations. This is because, inclusive education is one of the greatest challenges of today's society, as it does not involve only the person with disabilities or the school, it involves everyone and has the support of all, both within the family, in schools and in society at large. general. Faced with this challenge, we produced an analysis of the historical trajectory of special education to inclusive education in Brazil, in order to illuminate the socio-historical construction of these concepts. Then, we look at the municipality of Maricá, more specifically, on the work developed by the Management of Diversity and Educational Inclusion. As well as the organization and contributions of the Council of People with Disabilities of Maricá, comprising these two social instances in the political-pedagogical dimension, inspired by the Cycle of Ball Policies (2009). The methodology adopted was the bibliographic survey and semi-structured interviews with the person responsible for the inclusion management and with the president of the Council of the Person with Disabilities. As a result, we emphasize the importance of this study on inclusive education, dialoguing with other instances and trying to understand the reflexes of this set in the school | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.grantor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.date | 2019 | |
xmlui.metadata.dc.degree.local | Niterói, RJ | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.curso | Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.rights.license | CC-BY-SA | pt_BR |
Files in this item
The following license files are associated with this item: