LUTAS E CONQUISTAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
Itinerários
Narrativas
Emancipação
Liberdade
Educação de adultos
Emancipação
Liberdade
Oliveira, Valéria Eduardo Alves de | Posted on:
2019
Abstract
Este trabalho objetiva contribuir com as discussões sobre as políticas educacionais que referem ao retorno de indivíduos jovens e adultos à escola, buscando ampliar seus conhecimentos, uma promoção para inserção no mundo do trabalho e na sociedade. Constatamos que a busca por melhores condições de vida e os avanços da tecnologia têm contribuído para o aumento da procura por parte desses indivíduos que chegam à EJA. Foi feita uma pesquisa de campo no Colégio Estadual Elisiário Matta, Maricá, RJ,
no curso de ensino médio da EJA, a fim de averiguar o perfil desses educandos da EJA. Além da observação de práticas pedagógicas, do acompanhamento do projeto educativo da escola, foram entrevistados oito alunos com idade entre 20 e 50 anos. Um roteiro, como base metodológica da investigação, foi utilizado na forma de um questionário. Para o referencial teórico foram trazidos autores que promovem fundamentos para pensarmos as políticas de educação e a classe trabalhadora, como Paulo Freire
(“Pedagogia do oprimido”) e Miguel Arroyo (“Passageiros da noite”). As análises acentuam, como consequências do desânimo e cansaço de muitos estudantes, no itinerário da escola para o trabalho o quanto é difícil para a maioria, realizar rotineiramente esse percurso e alcançar sucesso. Os resultados obtidos revelam dificuldade de conciliar o trabalho e os estudos. A ausência de políticas públicas adequadas para garantir não apenas o acesso, mas também a permanência destes alunos na escola é a principal crítica que ressaltamos
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
Educação de Jovens e Adultos (EJA)Itinerários
Narrativas
Emancipação
Liberdade
Educação de adultos
Emancipação
Liberdade
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: