GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO EM UM CENÁRIO DE ASCENSÃO DO CONSERVADORISMO CRISTÃO: COMO GARANTIR A LAICIDADE?
Gênero
Sexualidade
Educação
Formação docente
Laicidade
Conservadorismo
Sexualidade
Formação docente
Secularity
Gender
Sexuality
Education
Teacher training
Barbosa, Thayná dos Santos | Posted on:
2019
Abstract
Este trabalho monográfico, composto de uma pesquisa feita entre xs alunxs do curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense (campus Niterói), aborda a importância da inserção de estudos de gênero e sexualidade como disciplina na Faculdade de Educação, pois a falta de uma formação que abranja tais questões afeta sua trajetória profissional, uma vez que, pela falta de estudos específicos sobre tais questões, obriga x educadorx a fazer uso de seu padrão moral, extremamente vinculado ao ethos religioso, o que fere o princípio constitucional da laicidade. Aponta também a urgência de tal inserção que se tornou ainda mais importante recentemente devido aos ataques desferidos axs professorxs, intensificados após a criação do “Movimento Escola Sem Partido” e disseminação de notícias falsas pelos integrantes do mesmo, além do crescimento do debate referente ao que se chama de “ideologia de gênero”, uma marca do conservadorismo cristão crescente no atual cenário político do Brasil
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
LaicidadeGênero
Sexualidade
Educação
Formação docente
Laicidade
Conservadorismo
Sexualidade
Formação docente
Secularity
Gender
Sexuality
Education
Teacher training
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: