MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS: ALTERNATIVAS E PROPOSIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA SUPERIOR NO BRASIL
Autarquia federal de ensino
Parceria público-privado
Universidade empreendedora
Parceria público-privada
Ensino superior
Ensino público
Resource mobilization
Federal teaching autarchy
Partnership public-private
University entrepreneur
Santos, Rafael Luiz Viegas | Posted on:
2020
Abstract
Este trabalho tem como objetivo identificar os procedimentos disponíveis para Mobilização de Recursos, que se adequem às necessidades das autarquias federais de ensino sem comprometerem a sua independência técnico-científica, trazendo como proposta, ao final, um produto que possibilite a ampliação das mobilizações de recursos. Trata-se de uma investigação aplicada, exploratória, descritiva, e com uma abordagem qualitativa, que utilizou o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) como campo de estudo. No seu desenvolvimento, a pesquisa foi dividida em quatro etapas, com as seguintes finalidades: 1º) Identificar as possibilidades legais e que estão à disposição das autarquias federais de ensino para mobilização de recursos, baseando nas experiências de instituições de referências e nas ações já desenvolvidas pelo IFMT; 2º) Mapear as fontes atuais de receitas do IFMT e os produtos que o IFMT já produz ou que tenha expertises para produzir e que poderão ser utilizados como forma de mobilização de recursos; 3º) Organizar em um documento na forma de manual, os procedimentos para as diversas formas de mobilização de recursos disponíveis e que se adeque a necessidade das autarquias federais de ensino, sem comprometerem a sua independência técnico-científica; 4º) Apresentar o documento em forma de manual finalizado ao gestor máximo do IFMT e os seus Pró-reitores, para que sejam colhidas as impressões desses gestores, através de aplicação de questionários. A pesquisa, após identificar as possibilidades legais de mobilização de recursos e mapear as ações do IFMT, organizou um manual de procedimentos para as diversas formas de mobilização de recursos disponíveis e que se adeque a necessidade das autarquias federais de ensino, sem comprometerem a sua independência técnico-científica. O produto foi apresentado a Gestão do IFMT e foi bem recepcionado, como uma potencial ferramenta para a ampliação das arrecadações de recursos, frente aos problemas de cortes e contingenciamentos que afetam as organizações públicas. A investigação entrega para a sociedade um trabalho acadêmico de identificação e mapeamento de possibilidades de mobilização de recursos pelas instituições públicas de ensino, juntamente com um documento na forma de manual de procedimentos. Este documento, identificado como “Guia Captar - orientações básicas para captação de recursos” auxiliará as instituições públicas de ensino a melhorarem a qualidade das ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação, beneficiando um maior número de pessoas, que poderão ter acesso aos cursos regulares, às atividades de extensão e as tecnologias desenvolvidas através das pesquisas e parcerias com o setor produtivo. O resultado da investigação se enquadra como original, por não haver estudos que consolide em um documento na forma de manual os procedimentos para as diversas formas de mobilização de recursos disponíveis e que se adeque a necessidade das autarquias federais de ensino, sem comprometerem a sua independência técnico-científica. Como contribuição, a pesquisa trata de temas importantes como as relações universidades-empresas-governos, parcerias com os setores públicos e privados, fundações de apoio e programa FUTURE-SE, além de oferecer um produto com potencial para auxiliar na mobilização de recursos. O documento em forma de manual proposto será o principal produto técnico/tecnológico gerado pelo estudo. Enquadrando-se como Manual de Operação Técnica, pertencente ao Eixo 1 – Produtos e Processos. O produto tem grande potencial de aplicabilidade tanto nos campi do IFMT, quanto nas demais autarquias federais de ensino.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
SANTOS, Rafael Luiz Viegas. Mobilização de recursos: alternativas e proposições para a educação pública superior no Brasil. 2020. 168 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020.Subject(s)
Mobilização de recursoAutarquia federal de ensino
Parceria público-privado
Universidade empreendedora
Parceria público-privada
Ensino superior
Ensino público
Resource mobilization
Federal teaching autarchy
Partnership public-private
University entrepreneur
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: