Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD

Sub-communities within this community
Recent Submissions
-
Utilização da plataforma PhET como recurso didático-pedagógico no ensino de química
| Posted on: 2024O presente relato apresenta a vivência e muitas reflexões a partir de um projeto iniciado em 2023, que investigou e produziu materiais didáticos para o ensino de Química utilizando a plataforma PhET, que dispõe de simuladores ... -
Os metais e arte: os impactos positivos na formação docente em química através da valorização da dignidade humana
| Posted on: 2024Este relato apresenta reflexões sobre o percurso formativo e os resultados alcançados na formação inicial de professores. O trabalho coletivo e formativo entrelaçou a universidade, sob coordenação do grupo de pesquisa DIECI ... -
Aprendizagens: ensinos atravessados por afetos: conhecimentos tecidos com as crianças no cotidiano do COLUNI
| Posted on: 2024A escola é um espaço-tempo de possibilidades, experiências e criações de sentidos e conhecimentos. Com base nisso, esse projeto considerou a centralidade dialógica da partilha para/como formação humana, mediante a incorporação ... -
Aprendendo com poesia: um relato de experiência
| Posted on: 2024Trata-se aqui de apresentar dados sobre o projeto de ensino “aprendendo com poesia”, desenvolvido numa escola pública do Município de Angra dos Reis. A experiência foi desenvolvida visando garantir a oportunização de ... -
Ensinando e aprendendo fundamentos da cultura através das lentes do cinema e da sociologia
| Posted on: 2024Trata-se de um projeto de ensino desenvolvido no CIEP 449, Colégio Intercultural Brasil-França, na disciplina Fundamentos da Cultura, do segundo ano, criada como uma demanda do Novo Ensino Médio. Busca refletir acerca das ... -
Universidade e escola: compartilhando saberes da educação linguística para Língua Inglesa
| Posted on: 2024Este relato trata da minha experiência no projeto “Universidade e escola - compartilhando saberes da educação linguística para a língua inglesa”, realizado no Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI - UFF) e que promoveu ... -
O ensino das atividades circenses nas escolas do município de Niterói/RJ
| Posted on: 2024A partir das imagens rupestres, pinturas, esculturas e escritas, podemos constatar que a humanidade produziu cultura corporal, em diversos contextos sócio históricos, estando em tela para este relato um conjunto de ... -
Economia política crítica no cotidiano escolar através de filmes e documentários
| Posted on: 2024As mudanças ocorridas no mundo a partir do século XX nos impõe o desafio de pensar sobre a sua organização espacial. Interpretamos essas mudanças recorrendo à exibição e discussão de filmes e documentários em salas de aulas ... -
Janelas da consciência: explorando o pensar filosófico entre estudantes do ensino médio de uma escola pública de Angra dos Reis - RJ
| Posted on: 2024O relato aborda a realização do projeto de licenciatura “Possibilidades do filosofar entre jovens do Ensino Médio: experiências do pensamento para produção de sentidos”, junto a uma escola pública da idade de Angra dos ... -
Experiências com as infâncias: projeto LEICC
| Posted on: 2024Este é um relato de experiência sobre o projeto LEICC, que significa Laboratório de Educação das Infâncias e Culturas Corporais. Esse projeto tem como objetivo geral aprofundar o diálogo sobre corpos-infâncias, a partir ... -
Projeto coInspirações: a dança vai à escola
| Posted on: 2024Este relato de experiência possui uma breve contextualização do projeto CoInspiracoes e seus desdobramentos durante o ano de 2024 e seus pontos relevantes que me ajudaram no meu desenvolvimento como futura professora. O ... -
Hip-hop e seu poder educador: um relato sobre o ensino através da cultura negra juvenil
| Posted on: 2024Este Relato trata do trabalho realizado no projeto de educação do programa de licenciaturas(PROLICEN) “Samba, jongo e Hip-hop vão às escolas” durante o ano de 2024 e da Minha experiência como bolsista. O projeto teve em ... -
A decolonialidade do ver: imagens que formam na Educação Básica
| Posted on: 2024O projeto, “A decolonialidade do ver: imagens que formam na Educação Básica”, teve como objetivo contribuir com a formação do/a educador/a audiovisual. A proposta era dar acesso ao conjunto de debates, perspectivas e ... -
Oficinas interativas como estratégias pedagógicas para identificação e inclusão de alunos com comportamento superdotado: a experiência da oficina sobre alcoolismo e alcoolismo fetal
| Posted on: 2024Este trabalho apresenta a realização da Oficina Interativa (OI) "Combate ao Alcoolismo e ao Alcoolismo Fetal", como estratégia pedagógica para identificar alunos Superdotados. As OIs visam promover uma educação ativa e ... -
Samba, Hip Hop e Jongo vão às escolas: relato de experiência
| Posted on: 2024Este relato de experiência descreve as ações desenvolvidas no projeto de ensino "Samba, Hip Hop e Jongo vão às Escolas: Círculos de Culturas e Trocas de Saberes e Histórias Afro-brasileiras da Cidade de Campos dos Goytacazes ... -
Utilização das geotecnologias no ensino de geografia
| Posted on: 2024Este projeto utilizou o Google Earth como ferramenta pedagógica para revisar conceitos geográficos com alunos do 1o ano do Ensino Médio do C.E Doutor Máximo De Azevedo. As atividades abordaram as categorias da Geografia, ... -
Iniciação à docência matemática: o uso de ttividades do clube da matemática como recurso didático em aulas do Ensino Fundamental
| Posted on: 2024O presente projeto tem o objetivo de proporcionar, aos estudantes da rede pública de ensino, um melhor entendimento de conteúdos matemáticos trabalhados na Educação Básica através de metodologias ativas e, especialmente, ... -
Teoria crítica e geografica
| Posted on: 2024Este trabalho se intitula Teoria Crítica e Geografia, trata-se do projeto organizado pelo Núcleo de Estudos sobre Território e Conflitos Sociais, coordenado pelo Prof. Dr. Glauco Bruce Rodrigues, Prof.(a). Dr.a Tatiana ... -
O ensino colaborativo no processo de formação docente
| Posted on: 2024Este relato discute aspectos do ensino colaborativo experienciados pela bolsista-prolicen no projeto, Ensino Colaborativo: educação especial na perspectiva da educação inclusiva, em duas turmas do ensino fundamental na ... -
Educação que abraça: o poder do ensino de Português como língua de acolhimento como ferramenta de inclusão
| Posted on: 2024O projeto Emancipa Bitita visa o ensino de português como língua de acolhimento (PLAC) para imigrantes, refugiados e apátridas, com o objetivo de proporcionar uma ferramenta para a busca de direitos e a conquista de uma ...