A ARITMÉTICA PARA O ENSINO COMERCIAL: UM ESTUDO A PARTIR DE MANUAIS ESCOLARES
Aritmética comercial
Rio de Janeiro
Manuais escolares
Commercial classes
Commercial arithmetic
Rio de Janeiro
School manuals
Silva, Virgínia de Freitas | Posted on:
2020
Abstract
No começo do século XIX, com a chegada da família Real ao Brasil, D. João VI viu-se na
necessidade de estimular o surgimento de um ambiente propício à formação de uma elite
capaz de prover os quadros administrativos da nova sede do governo imperial e formar
profissionais liberais. Para isso, foram criadas diferentes instituições voltadas à administração
pública, como o Banco do Brasil, e ao ensino superior. Ao lado da instrução primária que
funcionava em aulas de “ler, escrever e contar” e das aulas de instrução secundária, também
existiram no Brasil outras aulas destinadas ao ensino profissional como cursos de artes e
ofícios e as aulas destinadas a homens que sabiam ler, escrever e calcular, com o objetivo de
qualificar os comerciantes das principais praças comerciais do País. Criada a semelhança da
aula congênere de Lisboa, a Aula de Comércio começou a funcionar no Brasil a partir de 1809
sob a jurisdição da Junta de Comércio, Agricultura, Fábricas e Navegação. Foram criadas
Aulas de Comércio no Rio de Janeiro, Salvador e Recife. Em relação aos conteúdos estudados
estavam presentes tópicos de Matemática, geografia, escrituração mercantil e economia
política. A principal referência para o ensino da Matemática foi o livro Elementos de
Arithmetica, de Bezout, usado em Portugal e no Brasil. Entretanto, outros livros começaram a
ser escritos, especialmente a partir da reforma de 1846. Este trabalho tem como objetivo
discutir sobre os conteúdos de Aritmética presentes em manuais didáticos para a instrução de
comerciantes que circularam no Rio de Janeiro na primeira metade do século XIX. Tem como
fontes dois livros de Aritmética comercial que circularam na época a saber, o Novo Tratado
de Arithmetica Commercial de Paulo Perestrello da Câmara e a Arithmetica Elementar
Commercial de João Guilherme Kottinger, publicados respectivamente em 1846 e 1847, após
a reforma da Aula de Comércio no Rio de Janeiro. O conhecimento dos conteúdos propostos
nas obras didáticas destacadas neste trabalho, ajuda a compreender o papel da Aritmética no
escopo de formação do profissional do comércio no começo do século XIX e o uso desses
conhecimentos na prática dos comerciantes. Constatamos que muitos dos conteúdos expostos
nas obras de Artitmética guardam semelhanças com as Aritméticas comerciais publicadas
desde a Idade Média. O que se percebe é que os conteúdos dessas obras se aproximam mais
dos conteúdos práticos necessários ao comércio do que com o ensino a partir do livro de
Bezout. Exemplos desses conteúdos são os juros simples e compostos; descontos e
abatimentos; regras de companhia e de liga; cálculo de anuidades e amortização; pesos e
medidas nacionais e estrangeiras; câmbios entre outros. As regras apresentadas buscam cobrir
todo o sistema que envolve uma negociação: a organização da empresa e como são
administrados os lucros e dividendos em uma sociedade; em que moeda a mercadoria é
negociada; os juros ou descontos em produtos; quais as condições para a negociação dar mais
lucro e menos prejuízo; as formas de garantia para que a mercadoria chegue ao destino, o
preço a ser cobrado para o transporte, entre outros aspectos. Assim, espera-se que, a partir do
estudo dos manuais escolares, tenha-se uma maior aproximação do ponto de vista histórico
acerca dos conhecimentos de Aritmética e da cultura escolar presente nas Aulas de Comércio,
durante as primeiras décadas do século XIX
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
SILVA, Virgínia de Freitas. A aritmética para o ensino comercial: um estudo a partir de manuais escolares. 2020. 121 f. Dissertação (Mestrado em educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.Subject(s)
Aula de comércioAritmética comercial
Rio de Janeiro
Manuais escolares
Commercial classes
Commercial arithmetic
Rio de Janeiro
School manuals
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: