EDUCAÇÃO DE ALUNOS SURDOS: DESAFIOS À FORMAÇÃO DOCENTE E À INCLUSÃO NA ESCOLA PÚBLICA
Alunos surdos
Formação docente
Inclusão escolar
Educação especial
Formação docente
Inclusão escolar
Surdo
Educação bilíngue
Bilingual education
Deaf students
Teacher training
School inclusion
Moraes, Wesley Soares Guedes de | Posted on:
2017
Abstract
Esta tese tem como objetivo central analisar a prática docen te na educação bilíngue de alunos surdos do 6 o ao 9 o ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Paulo Freire/Niterói/RJ, no bojo do Programa de Bilinguismo da Fundação Municipal de Educação/FME e dos desdobramentos das políticas públicas educacionais in clusivas. São consideradas a formação possibilitada pela inclusão educacional de alunos surdos, as experiências de socialização, a garantia dos direitos humanos, a capacidade de resistência à manifestação do preconceito na escola, e o Atendimento Educacion al Especializado/AEE, realizado nas Salas de Recursos Multifuncionais/SRMs. De igual modo, o estudo caracterizou as experiências pedagógicas entre: professores das disciplinas do 6 o ao 9 o ano do Ensino Fundamental; professores regentes bilíngues; professor es de Salas de Recursos Multifuncionais/SRMs; professores de apoio especializado; e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais/Libras, diante das condições materiais objetivas de trabalho na Escola Municipal Paulo Freire/Niterói/RJ. Esse estudo, teórica e metodologicamente, tem o apoio da Teoria Crítica; e como instrumentos de coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, no intuito de coletar dados para análise da inclusão de alunos surdos no segundo segmento do Ensino Fundamental, levando em consideração a prática docente, a formação do professor, o currículo em suas adaptações à Língua Brasileira de Sinais/Libras, a língua portuguesa como segunda língua para alunos surdos e, no seu bojo, as contradições sociais presentes na escola como instância social. Também identificou aspectos da educação inclusiva e sua contribuição para reflexão sobre a socialização do aluno surdo com colegas ouvintes na escola pública
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
TeseSource
MORAES, Wesley Soares Guedes de. Educação de alunos surdos: desafios à formação docente e à inclusão na escola pública. 2017. 321 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.Subject(s)
Educação bilíngueAlunos surdos
Formação docente
Inclusão escolar
Educação especial
Formação docente
Inclusão escolar
Surdo
Educação bilíngue
Bilingual education
Deaf students
Teacher training
School inclusion
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: