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Title: Infância, corpo e cultura: reflexões sobre uma experiência formativa na Educação Infantil
Authors: Antunes, Vitória Rizzo
metadata.dc.contributor.advisor: Mattos, Maria Nazareth de Souza Salutto de
metadata.dc.contributor.members: Montes, Fernanda Ferreira
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Este trabalho monográfico se trata de um relato de experiência reflexivo e propositivo, que revisitando memórias e dando sentidos às experiências vividas no meu processo formativo, busca expor as descobertas, desafios, dilemas e possibilidades construídas no encontro com as crianças ao longo de quatro anos de estágio na Educação Infantil do Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI) - UFF. Como a criança se relaciona com o mundo? Como a criança busca o outro? Como as relações são construídas? Que lugar o corpo ocupa nesse contexto? Essas perguntas conduzem uma reflexão sobre a dimensão corporal da criança e sua relação com as interações estabelecidas nas relações pessoais, pensando o lugar do corpo nesse contexto e o seu elo com a construção de vínculos afetivos no cotidiano institucional educativo. Na tentativa de respondê-las, em um primeiro momento, partimos de uma breve contextualização e análise documental acerca das políticas para a infância brasileira, tendo em vista a legislação educacional no que diz respeito aos direitos conquistados pelas crianças e à construção da concepção de Educação Infantil nos últimos anos, aprofundando a temática do cuidar e educar, a fim de fomentar reflexões sobre a qualidade das ações envolvidas nas relações presentes no dia a dia junto às crianças. Ampliando as análises, em um segundo momento, nos apoiamos em um estudo interdisciplinar, considerando a inter-relação entre natureza e cultura, buscamos articular as dimensões sociais (LE BRETON, 2012) e psíquicas-psicológicas, em diálogo com Henri Wallon (GALVÃO, 2014 ), do corpo na relação eu-outro, assumindo as experiências sensoriais-corporais-psíquicas como constitutivas do processo de desenvolvimento da criança. Por fim, focalizando a escola como meio social, lugar de interação, construção e com um importante papel no desenvolvimento da criança, destaca-se a importância de se (re)pensar o papel e a formação das professoras e professores da infância.
metadata.dc.description.abstractother: This monographic work is a narration of reflective and propositional experience, which revisiting memories and giving meaning to the experiences lived in my formative process, seeks to expose the discoveries, challenges, dilemmas and possibilities built in the encounter with children over four years of internship in Early Childhood Education of the University College Geraldo Reis (COLUNI) - UFF. How does the child interact with the world? How does the child seek the other? How are relationships built? What place does the body occupy in this context? These questions lead a reflection on the child's body dimension and its relationship with the interactions established in personal relationships, thinking about the place of the body in this context and its link with the construction of affective bonds in the educational institutional daily life. In an attempt to answer them, at first, we start from a brief contextualization and documentary analysis about policies for Brazilian childhood, in view of educational legislation with regard to the rights achieved by children and the construction of the conception of Early Childhood Education in recent years, deepening the theme of care and education, in order to foster reflections on the quality of the actions involved in the relationships present in the daily life with children. Expanding the analyses, in a second moment, we rely on an interdisciplinary study, considering the interrelation between nature and culture, we seek to articulate the social and psychic-psychological dimensions (LE BRETON, 2012), in dialogue with Henri Wallon (GALVÃO, 2014), about the body in the self-other relationship, assuming the sensory-corporal-psychic experiences as constitutive of the child's development process. Finally, focusing on the school as a social environment, place of interaction, construction and with an important role in the child's development, we highlight the importance of (re)thinking about the role and training of teachers of childhood.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15937
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