PLANEJAMENTO E REGISTRO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ITINERÁRIOS DE PROFESSORAS
Registro
Planejamento
Criança protagonista
Educação infantil
Processo de ensino-aprendizagem
Early childhood education
Register
Planning
Child protagonist
Silva, Samara Guedes da | Posted on:
2020
Abstract
A presente monografia investiga o uso dos registros na educação infantil e suas possíveis relações com o planejamento, tomando como referência a criança, que deve ser o centro do projeto pedagógico. Tais instrumentos fazem parte do cotidiano de muitas escolas de infâncias, mas a dúvida é: estes se relacionam na prática e reconhecem a criança como sujeito
dos processos de ensino-aprendizagem? Na tentativa de responder a essa pergunta, o estudo foi realizado na articulação de três procedimentos: 1) levantamento das bases legais que sustentam a educação infantil no Brasil, para reconhecimento das concepções e orientações nelas presentes; 2) discussão dos conceitos de registro e planejamento, por meio de estudo
bibliográfico, principalmente de autoras brasileiras; 3) entrevistas com professoras que atuam na educação infantil, sobre a utilização do registro e do planejamento no chão da escola. Notou-se que os registros escritos e fotográficos são os mais utilizados pelas professoras entrevistadas e que sim, tais instrumentos alimentam diretamente o planejamento, organizado
principalmente por projetos de trabalho, compreendendo a criança como protagonista
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
Educação infantilRegistro
Planejamento
Criança protagonista
Educação infantil
Processo de ensino-aprendizagem
Early childhood education
Register
Planning
Child protagonist
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: