ANÁLISE DA GERAÇÃO DE VALOR TURÍSTICO DA OFERTA HOTELEIRA NO MUNICÍPIO DE NITERÓI-RJ
Oferta turística
Oferta hoteleira
Valor turístico
Niterói, RJ
Turismo
Hotelaria
Niterói (RJ)
Sistema turístico
Oferta turística
Oferta hotelera
Valor turístico
Niterói, RJ
Bichon, Paloma del Carmen Moraes Chacon | Posted on:
2011
Abstract
O presente estudo apresenta a problemática da agregação de valor turístico por parte dos agentes econômicos das empresas de hospedagem. Utilizou-se como metodologia, a análise de variáveis qualitativas que expressam as relações sociais de produção turística com representação nas categorias de análise e fundamentos em uma abordagem alternativa da economia do turismo. A reconstrução das categorias de análise, ocorreu a partir da teoria do valor turístico, que se denominaram desempenho administrativo, chancelamento de serviços, estratégia concorrencial, sustentabilidade social e ecológica e auto-percepção, as quais sustentaram a verificação empírica proposta, para fins de análise reflexiva sobre as relações sociais existentes que caracterizam o processo de agregação. A partir dos resultados, deduziu-se que a participação neste processo, por parte dos empreendimentos hoteleiros, é insignificante, dado que privilegiam a concorrência individual e a acumulação de capital no curto prazo em detrimento de uma produção turística em rede e de forma sustentável e, portanto, no longo prazo. Conclui-se que de fato, o setor hoteleiro agrega valor à economia local, mas não à economia do turismo e, portanto, não contribui para a formação do valor turístico de Niterói
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
Sistema turísticoOferta turística
Oferta hoteleira
Valor turístico
Niterói, RJ
Turismo
Hotelaria
Niterói (RJ)
Sistema turístico
Oferta turística
Oferta hotelera
Valor turístico
Niterói, RJ