Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15940
Title: As relações de gênero e sexualidades no contexto da Educação Infantil: reflexões sobre a construção das identidades binárias
Authors: Costa, Maria Livia Silva da
metadata.dc.contributor.advisor: Schueler, Alessandra Frota Martinez de
metadata.dc.contributor.members: Mattos, Maria Nazareth de Souza Salutto de
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: O presente trabalho monográfico objetiva incitar a reflexão acerca das relações de gênero e sexualidades no contexto da Educação Infantil, e como a partir delas, são produzidas e reproduzidas as identidades binárias. A metodologia de pesquisa se deu a partir de referências das áreas de gênero, sexualidades, Educação Básica e Educação Infantil, para delinear um panorama sobre as questões levantadas. Além disso, o trabalho foi incitado pela inserção no cotidiano de uma escola de E.I., para unir a reflexão teórica à prática escolar. A pesquisa teve como resultado o apontamento de que a escola é composta como um terreno fértil para que essas relações binárias sejam forjadas. Contudo, também pode se caracterizar como um lugar potente de desconstrução social. Dessa forma, para que o paradigma seja alterado, faz-se necessário que haja uma formação docente que consiga priorizar a liberdade das crianças e não as aprisione a rótulos que limitam suas possibilidade de ser.
metadata.dc.description.abstractother: This monograph aims to encourage reflection on gender and sexuality relations in an Early Childhood Education context, and how binary identities are produced and reproduced from them. The research methodology was based on references from areas of gender, sexualities, Basic Education and Early Childhood Education to outline an overview of these issues. In addition, the work was prompted by the insertion in the routine of an Early Childhood Education school in order to combine theoretical reflection and school practice. The research resulted in the observation that school is composed as a fertile ground to forge these binary relations. However, it can also be a powerful place to social deconstruction. Thus, in order to change the paradigm, it is necessary a teacher education able to prioritize children's freedom and does not imprison them into labels that limit their possibilities of being.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15940
Appears in Collections:SGP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA LIVIA SILVA DA COSTA.pdf519.94 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons