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Title: O papel do lúdico no desenvolvimento social de crianças com o transtorno do espectro autista numa perspectiva inclusiva
Authors: Ribeiro, Evelin Nunes Corrêa
metadata.dc.contributor.advisor: Leme, Erika Souza
metadata.dc.contributor.members: Serpa, Andréa
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Este trabalho de conclusão de curso da Pedagogia tem como objetivo defender o lúdico como prática pedagógica potente no processo de uma formação plena de crianças com transtorno do espectro autista - TEA no ensino regular. Pautadas no referencial teórico Lev S. Vygotsky defendemos o lúdico como um conjunto de ações possíveis, de caráter pedagógico, para desenvolvimento social e integral da criança. Também nos apoiamos nas leis e decretos que orientam o processo de inclusão escolar das crianças com TEA. Entendendo a importância do lúdico, nos voltamos à compreensão que os profissionais da Educação Infantil têm sobre esse conceito que, de forma geral, o enxergam como atividades envolvendo jogos, brincadeiras, contação de histórias e outras que, por sua vez, possibilitam o fazer inclusão. Participaram deste estudo 30 profissionais – professoras e professores da educação infantil – responderam a um formulário da plataforma da Google, mas, apenas 15 foram analisados qualitativamente. A análise destes formulários apresentou um perfil de profissionais que atuam, em uma maioria, há mais de 10 anos na rede pública de ensino. Há um grupo grande de professoras e professores que tem ou já tiveram experiências com crianças autistas, que encontram apoio nas instituições de ensino e apontam uma gama de obstáculos à luz das práticas inclusivas, mas que, de forma unânime, enxergam o lúdico como possibilidade de auxiliar no desenvolvimento das crianças com TEA que, por sua vez, confirma a importante problemática proposta neste trabalho.
metadata.dc.description.abstractother: This Pedagogy course conclusion work aims to defend playfulness as a potent pedagogical practice in the process of a full education of children with autism spectrum disorder - ASD in regular education. Based on the theoretical framework Lev S. Vygotsky, we defend play as a set of possible actions, of a pedagogical character, for the social and integral development of the child. We also rely on laws and decrees that guide the process of school inclusion for children with ASD. Understanding the importance of playfulness, we turn to the understanding that Early Childhood Education professionals have about this concept, which, in general, see it as activities involving games, games, storytelling and others that, in turn, enable inclusion . 30 professionals participated in this study - teachers and teachers of early childhood education - responded to a form from the Google platform, but only 15 were analyzed qualitatively. The analysis of these forms showed a profile of professionals who have worked, in the majority, for more than 10 years in the public school system. There is a large group of teachers who have or have had experiences with autistic children, who find support in educational institutions and point out a range of obstacles in the light of inclusive practices, but who, unanimously, see play as a possibility of assist in the development of children with ASD, which, in turn, confirms the important problem proposed in this work.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15941
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