Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15943
Title: Letramentos acadêmicos e digitais na formação de professores
Authors: Soares, Sara Feitosa
metadata.dc.contributor.advisor: Rodrigues, Jéssica do Nascimento
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: O objetivo geral deste estudo é o de identificar, analisar e compreender as principais dificuldades de licenciandos matriculados da disciplina Tópicos Especiais em Língua Portuguesa (Noite/ Pedagogia/ Niterói/ UFF), considerando as imbricações letramentos acadêmicos e digitais e as práticas de ler-escrever textos dessa esfera, especificamente no curso de Pedagogia da referida universidade. Os caminhos metodológicos são embasados na pesquisa-ação. Além do olhar e escuta atenta aos estudantes ao longo das aulas da disciplina, utilizou-se o caderno de campo a fim de registrar os enunciados e realizar uma análise dialógica mais minuciosa durante e após as aulas, trazendo à baila o diálogo teórico sobre os letramentos. A leitura e a análise dos enunciados produzidos pelos estudantes seguem a perspectiva bakhtiniana, segundo a qual existem diversas linguagens sociais, que são variações de uso da língua, pertencentes às esferas discursivas situadas. Como principais considerações finais constou-se que é fundamental que todo o corpo docente da universidade compreenda seu papel social nos processos de letramentos, assim como maior oferta de disciplinas abarcando o tema. A fim de que os estudantes se sintam pertencentes a esse espaço e capazes de ler e produzir textos acadêmicos de maneira crítica, de forma a refletir na educação básica.
metadata.dc.description.abstractother: The over all objective of this study is to identify, analyze, and comprehend the main difficulties of the graduates enrolled in the Tópicos Especiais em Língua Portuguesa (Special topics in Portuguese Language) (Night/ pedagogy/ UFF), considering the imbrications, academic and digital literacies and the reading and the writing practices of texts of this whole, specifically on the referred university’s Pedagogy course. The methodological ways are based on research on action. Other than looking and carefully listening students over the classes on the subject, the field notebook was used in order to register the statements and execute a deeper dialogical analysis during and after the classes, bringing up the theoretical dialog about the literacies. The reading and the theoretical dialog about the literacies. The reading and analysis of the statements made by the students follow the bakhtinian perspective, which states there exist multiple social languages, that are usage variation of the language, that belong to the situated discursive whole. As the main final considerations, it was found that it is fundamental all the university’s faculty comprehend their social whole on the literacy process, more subjects on the theme offerings alike. In a way that the students feel they belong to this place and capable of reading and producing academic texts in a critical way, in a way that affects basic education.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15943
Appears in Collections:SGP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SARA FEITOSA SOARES.pdf729.4 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons