Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15944
Title: Infância, arte e natureza: diálogos com a arte contemporânea
Authors: Costa, Letícia dos Santos Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor: Ostetto, Luciana Esmeralda
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Este trabalho tem por objetivo refletir sobre as relações entre infância, arte contemporânea e propostas envolvendo a natureza e o contato com toda a riqueza de elementos naturais – terra, água, folhas secas, galhos de árvores, flores, pedras, carvão, entre outros – na Educação Infantil. Para dar início à corporificação das ideias e da reflexão proposta, foi tecida uma narrativa das memórias da autora – desde a criança que foi às vivências de professora da Educação Infantil –, sobre as experiências sensíveis-estéticas nesse percurso. Como base para as discussões, são apontadas como premissas as concepções de infância, de proposta pedagógica e de eixos de trabalho levantados pela Resolução Nº 5, de 17 de Dezembro de 2009, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil; estudos sobre natureza, arte e infância também são pontuados. Para discutir caminhos possíveis de trabalho com elementos da natureza, em diálogo com a arte contemporânea, a análise encaminhada articula dados recolhidos de portfólios organizados pela autora, relativos ao trabalho desenvolvido nesse contexto com crianças. O estudo reafirma o conhecimento da arte contemporânea como um instrumento potente para gerar experiências de um universo infantil criador, ressaltando a importância de um ambiente que convide as crianças à exploração de corpo inteiro, no contato com elementos naturais.
metadata.dc.description.abstractother: This paper aims to reflect on the relationships between childhood, contemporary art and proposals involving nature and contact with all the richness of natural elements - earth, water, dry leaves, tree branches, flowers, stones, charcoal, among others - in early childhood education. In order to begin the embodiment of ideas and the proposed reflection, a narrative of the author's memories - from the child who went to the experiences of a kindergarten teacher - about the sensitive-aesthetic experiences in this path was woven. As basis for the discussions, the premises of childhood, pedagogical proposal and work axes raised by Resolution No. 5 of December 17, 2009, which establishes the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education, are pointed as premises. Nature, art and childhood studies are also punctuated. In order to discuss possible ways of working with elements of nature, in dialogue with contemporary art, this analysis articulates data collected from portfolios organized by the author, related to the work developed in this context with children. The study reaffirms the knowledge of contemporary art as a potent instrument to generate experiences of a creative infantile universe, emphasizing the importance of an environment that invites children to full body exploration, in contact with natural elements.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15944
Appears in Collections:SGP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LETÍCIA DOS SANTOS CARVALHO.pdf1.09 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons