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Title: A música no processo de aprendizagem na Educação Infantil
Authors: Araujo, Julliana Cristian de Souza
metadata.dc.contributor.advisor: White, Barbara
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Esta monografia trata da importância do trabalho com a música para o desenvolvimento da criança em seu aprendizado escolar. O presente trabalho tem como objetivo observar os conceitos de desenvolvimento da criança, não somente o aspecto cognitivo, mas também o aspecto afetivo. Serão apresentadas reflexões a respeito do papel da música na educação infantil sob o referencial teórico de Jean Piaget e Isabel Galvão – no que tange o desenvolvimento e as fases da criança –, assim como, Vera Bréscia e Teca Brito – sobre música, cultura e educação. Observamos que a música tem acompanhado a história da humanidade ao longo do tempo, exercendo as mais diferentes funções. Está presente em diversas regiões do mundo, culturas, épocas, ou seja, a música é uma linguagem universal, que ultrapassa as barreiras do tempo e do espaço. A forma pela qual a música como linguagem acontece no seio dos diferentes grupos sociais é bastante diversificada. Roy Bennett (1986), em suas pesquisas sobre a história da Música, afirma que, na pré-história, o ser humano já produzia uma forma de música muito importante. Era através da música, da arte, que o ser humano encontrava campo fértil para projetar seus desejos, medos e outras sensações. Entendemos que o processo de desenvolvimento da criança engloba diversos aspectos, que não se restringem apenas aos aspectos físicos ou intelectuais. Dessa forma, o trabalho busca evidenciar a relevância da música para o desenvolvimento da criança como ser integral. É importante ressaltar que toda criança está imersa em um contexto político, econômico e cultural, portanto, a formação de sua subjetividade é mediada pelos diversos fatores que constituem os grupos sociais nos quais está inserida.
metadata.dc.description.abstractother: This monograph deals with the importance of working with music for the development of children in their school learning. This paper aims to observe the concepts of child development, not only the cognitive aspect, but also the affective aspect. Reflections on the role of music in early childhood education will be presented under the theoretical framework of Jean Piaget and Isabel Galvão – regarding the development and phases of the child –, as well as Vera Brescia and Teca Brito – about music, culture and education. We observe that music has accompanied the history of mankind over time, performing the most different functions. It is present in various regions of the world, cultures, eras, that is, music is a universal language that surpasses the barriers of time and space. The way in which music, as a language, happens within different social groups is quite diverse. Roy Bennett (1986), in his research on the history of music, states that in prehistory the human being already produced a very important form of music, it was through music, art, that the human being found fertile ground. to project your desires, fears, and other sensations. We understand that the process of child development encompasses several aspects, which are not restricted to physical or intellectual aspects. Thus, the work seeks to highlight the relevance of music to the development of children as integral. Importantly, every child is immersed in a political, economic and cultural context, so the formation of his subjectivity is mediated by the various factors that constitute the social groups in which he is inserted.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15945
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